Dicas para cuidar da área dos olhos. Confira!

Dicas para cuidar da área dos olhos. Confira!
Publicado em: Bem-estar

Uma região tão pequena e delicada não pode passar despercebida no ritual diário de beleza!

Não é segredo que todo mundo precisa ter uma prática diária de cuidados com a pele para mantê-la saudável em todas as idades. A atenção deve ser ainda maior na área dos olhos, visto que ela é uma das primeiras a apresentar sinais de envelhecimento — como formação de olheiras, bolsas, rugas e as famosas linhas de expressão.

Parte dos efeitos indesejados resulta da pouca espessura da pele e da movimentação constante dos olhos. Claro, hábitos ruins também aceleram a ocorrência de danos e, portanto, devem ser revistos por quem deseja mais saúde e uma aparência revigorada.

No artigo de hoje, você vai encontrar uma lista de dicas da dermatologista Daniela Alvarenga para cuidar dessa região tão sensível. Anote todas e comece a colocá-las em prática na sua rotina pessoal!

Use óculos escuros e filtro solar adequado

O sol pode ser considerado um dos grandes inimigos da pele, principalmente quando aproveitado de modo inadequado. Isso ocorre quando as pessoas se expõem sem proteção em horários de grande incidência dos raios ultravioleta, que agridem diferentes partes do corpo, enfraquecendo a barreira cutânea e reduzindo a imunidade.

Imagine, então, quantos danos eles podem trazer para a área dos olhos. Manter a região exposta e sem nenhum cuidado aumenta, ainda, o risco de desenvolver dermatites e queimaduras. Portanto, sempre que você sair de casa ou permanecer muito tempo ao ar livre, procure usar óculos escuros com proteção UV.

"O uso de óculos escuros é bem-vindo, principalmente quando você fica diretamente exposto ao sol. Os pacientes que têm a pele mais clara e os pacientes atópicos, ou alérgicos, devem ter uma atenção ainda maior a essa região", destaca Daniela. 

O filtro solar certo para a pele do rosto também é um ótimo aliado nos cuidados. As fórmulas podem ser encontradas como loção facial, creme e até spray. Invista em produtos que minimizem reações nos locais mais sensíveis, como as pálpebras superiores e áreas próximas à linha d'água.

Crie uma rotina de limpeza para a área dos olhos

A higienização correta ajuda a manter a pele saudável e livre de partículas que obstruem os poros. Porém, de acordo com a dermatologista, a pele em torno dos olhos é mais sensível e fina que as demais regiões da face. Isso faz com que ela seja menos resistente aos movimentos que costumamos fazer na hora de lavar o rosto, mas também envelheça mais cedo.

O primeiro cuidado, portanto, é não esfregar o local com força. A limpeza diária deve ter início com a aplicação de água corrente, seguida da passagem de sabonete apropriado. Enquanto deixa o produto agir, você deve fazer leve pressão com os dedos sobre o local, de modo que o fluido deslize sobre toda a região.

Se os olhos estiverem maquiados, aplique um demaquilante facial utilizando um pouco de algodão antes de fazer a limpeza para remover o excesso. Quando acabar, enxágue com bastante água e, para secar, dê rápidas batidinhas com uma toalha limpa. Jamais arranhe a pele com as fibras do pano.

Faça massagens para estimular o sistema linfático

A delicada área dos olhos, principalmente aquela perto das pálpebras, pode ficar com uma tonalidade escurecida ao longo do tempo. Isso acontece por conta do acúmulo de melanina ou de pigmentos sanguíneos, que deixam a região azulada, marrom ou com tom acinzentado. Uma boa forma de reduzir esses efeitos é melhorar a vascularização local com massagem, como um spa em casa

"A massagem ajuda na drenagem da região, melhorando o aspecto das bolsas e olheiras. Os movimentos devem ser suaves, e eu prefiro que seja feito em sentido anti-horário, contrário à formação das rugas", destaca a médica. Esses movimentos estimulam o sistema linfático, o que favorece a circulação do sangue, reduzindo o inchaço e combatendo os sinais de envelhecimento precoce.

Antes de começar, faça a limpeza da pele com um sabonete nutritivo ou hidratante. Depois de secar a região dos olhos, aplique um óleo ou fluido apropriado para a área e faça movimentos circulares. Não precisa colocar muito produto.

Evite hábitos que prejudicam a pele da região

Algumas práticas causam danos à área dos olhos e precisam ser retiradas da sua rotina. Exemplos básicos são esfregar a região, coçar a pele com as unhas e até dormir de bruços ou de lado por muito tempo. Nessas posturas, você mantém a face amassada e favorece o surgimento de marcas permanentes.

Mesmo hábitos disfarçados de cuidados podem prejudicar a região, como o uso frequente de máscaras faciais. Essas misturas, quando aplicadas constantemente, podem levar a problemas de pele como acne, dermatite ou rosácea. Portanto, a dica é ter equilíbrio e deixar a área respirar.

Também evite espremer espinhas e cravos que surgem perto dos olhos. O ideal, nesses casos, é utilizar produtos que ajudem a eliminá-los, como o gel secativo. Você ainda pode apostar em tratamentos estéticos próprios para a remoção de comedões e manchas.

Procure tratamentos para correção

Alguns procedimentos ajudam na melhora do aspecto da pele e ainda complementam a sua rotina de cuidados. Há opções para remover impurezas, promover a renovação celular e até para alterar a aparência da área dos olhos. Confira alguns exemplos:

  • laser fracionado — gera a descamação da pele, acelerando sua regeneração. O processo garante eliminação das olheiras e um incremento geral do visual;
  • peeling — melhora a textura da pele em torno dos olhos ao estimular a renovação do colágeno, dando firmeza. É indicado para clarear manchas e atenuar rugas finas;
  • drenagem linfática — é feita manualmente por especialistas na área de estética. Ajuda no controle da retenção hídrica, diminuindo o inchaço e a aparência de cansaço.

É crucial contar com um profissional de sua confiança, que oriente sobre as práticas, riscos envolvidos, quantidade de sessões e tempo necessário para obter resultados. A dermatologista Daniela Alvarenga ressalta a importância de buscar tratamento desde cedo:

"Por volta dos 25 anos, inicio a prescrição preventiva para a área dos olhos; aos 30, começamos com alguns tratamentos clínicos; aos 40, intensificamos ainda mais esses tratamentos. Nessa fase, há uma maior degradação anual do colágeno e um envelhecimento da órbita, com absorção do osso e atrofia dos compartimentos gordurosos da região malar, o que acaba afetando diretamente o envelhecimento das pálpebras, trazendo um olhar mais cansado e triste", complementa.

Invista em produtos específicos

A Granado tem fórmulas exclusivas para quem deseja cuidar de diferentes partes do corpo. Por isso, também contamos com produtos adequados para a região dos olhos. Nossa grande dica é aproveitar o período após o frescor do banho para investir em um ritual de cuidados completo.

Uma boa opção é a linha Granaderma, composta por dermocosméticos que contêm ativos de alta performance. São produtos desenvolvidos com extratos vegetais e adequados para a pele dos brasileiros. Um destaque na lista é o fluido antissinais para redução do inchaço e suavização das rugas e linhas.

Todas as opções da linha apresentam textura suave e garantem rápida absorção, além de serem divididos em categorias específicas: hidra-intenso, anti-idade, oil-free e oil control. Quer melhor combinação para cuidar da saúde e aparência da área dos olhos?

Se você gostou de nossas informações e sugestões de produtos, aproveite para ver todos os detalhes do nosso fluido antissinais!

Carregando...
179 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Dra. Daniela Alvarenga
Dra. Daniela Alvarenga

Daniela Alvarenga é médica,membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia,da American Society for Laser & Medicine e da American College of Lifestyle Medicine,com mais de 20 anos de experiência e atuação na área de Cosmiatria Dermatológica. Começou sua carreira como assistente da dermatologista Luci Magalhães,primeira referência da Cosmiatria no Brasil,onde permaneceu por 5 anos. Responsável e fundadora da Clínica Daniela Alvarenga em 2001,no Leblon. Foi sócia da Clínica Skinlux com a apresentadora Ana Furtado,na Barra da Tijuca. Fez Residência em Clínica Médica na Santa Casa de Misericórdia e Pós -graduação em Dermatologia pelo Instituto Azulay e em Medicina Estética pela UIME Buenos Aires.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado