Como dar banho em cachorro? Entenda aqui!

Como dar banho em cachorro? Entenda aqui!
Publicado em: Pet

Dar banho no cachorro em casa é fácil, econômico e ainda garante mais saúde para o seu pet

Ter um pet como companhia é algo que está se tornando a cada dia mais comum. Só que esse convívio exige alguns cuidados para manter a saúde do bichinho, como dar banho nele regularmente. Mas, em geral, os responsáveis deixam isso nas mãos de profissionais em pet shops para evitar o trabalho.

Sabia que o banho em casa é uma forma de conexão com o seu pet? Afinal, vocês terão a chance de interagir, ele vai sentir o seu carinho e ainda fica mais fácil saber exatamente os produtos específicos para ele, além de ser econômico.

Quer garantir que o banho seja prazeroso para o pet, que ele não tenha nenhum tipo de estresse e, é claro, que fique limpinho de verdade? E com produtos certos, para que a saúde do animal não seja colocada e risco? Temos ótimas dicas de como dar banho em cachorro. Confira!

Quais são as vantagens de dar banho no cachorro em casa?

O banho para o cachorro deve ser uma experiência prazerosa, porém, muitos animais tendem a ficar agitados, seja por falta de costume, seja por hábito ou mesmo por problemas de saúde. E esse estresse pode ocorrer tanto no pet shop quanto em casa.

Como o animal já está habituado ao ambiente do seu lar, a hora do banho pode deixá-lo menos ansioso. Mas isso também traz outras vantagens que oferecem bem-estar ao pet:

  • evita o momento de espera em que o cão fica no pet shop para tomar banho;
  • dispensa o serviço de locomoção do animal;
  • permite acompanhar o banho e deixar o pet mais tranquilo;
  • possibilita realizar o banho em qualquer dia da semana;
  • oferece mais segurança e conforto aos cães idosos e filhotes.

Quais são as características de bons produtos para usar no pet?

Saber como dar banho em cachorro é importante, porque manter o cuidado com a higiene do pet é um hábito saudável para ele, você e sua família. Além de manter a estética do animal, também evita doenças.

Para alcançar esses benefícios, a escolha dos produtos de higiene deve ser feita com cuidado. Isso porque, por mais que o animal seja considerado um membro da família, nem tudo que é bom para os humanos será bom para ele. Um erro muito comum é utilizar produtos inadequados para animais, como shampoos, sabonetes, detergentes e perfumes.

Isso é um problema, pois, além de irritações e alergias, pode trazer complicações de saúde para o pet. O pH dos produtos para humanos não é o mesmo do que para os animais. Assim, é fundamental ter certeza de que o item utilizado é de boa qualidade e específico para o seu pet. Existem outros cuidados que devem ser considerados sobre como dar banho em cachorro. São eles:

  • proteger os ouvidos com algodão para não entrar água;
  • enxaguar bem sem deixar produto na pele;
  • evitar banhos em filhotes com menos de 4 meses de idade;
  • iniciar o banho apenas do pescoço para baixo a fim de não assustá-lo;
  • atentar para que o shampoo não entre nos olhos do animal.

Como dar banho em cachorro?

Chegou o momento das dicas que você estava esperando sobre como dar banho em cachorro em casa — e do jeito certo, para deixá-lo limpinho, cheiroso, saudável e livre de parasitas ou problemas de pele. Antes de começar, é importante conferir se todos os itens que você vai usar estão por perto, como shampoo, toalha e secador.

Separe tudo primeiro, antes de buscar seu pet, pois, caso esqueça algo, não é aconselhável deixar o animal sozinho no meio do banho. Ele pode escapar, desorganizar o ambiente e até se machucar. Vamos começar?

Escolha produtos de qualidade

Por mais que o shampoo que a gente está acostumado a usar tenha um cheiro agradável, como dito, é fundamental evitar dar banho em pet com substâncias que não sejam especificamente feitas para eles. O ideal é escolher produtos próprios, como da linha Granado Pet.

Escolhendo bem, você vai evitar problemas dermatológicos, garantindo a segurança e o conforto para o animal de estimação. Portanto, escolha produtos de qualidade, dando preferência àqueles com menor quantidade de corante na fórmula.

Prepare o seu pet

Com carinho, tente manter o pet calmo e o prepare para o banho. Escove bem os pelos para desembaraçar e eliminar os fios soltos e pequenas sujeiras. Depois, apare as unhas do pet para não correr o risco de se arranhar no momento de agitação. Em seguida, coloque o algodão com cuidado nos seus ouvidos para proteger da entrada de água.

Escolha um lugar adequado

Ainda antes de começar o banho, escolha um ambiente adequado, certificando-se de que é seguro e confortável para o pet. O objetivo é evitar quedas e outros tipos de acidentes. Se o animal costuma ficar agitado, prefira dar o banho em um local fechado, para dificultar o risco de ele escapar. Além disso, em temperaturas mais frias, evite dar o banho em espaços abertos e que tenham corrente de ar.

Tome cuidado com a temperatura da água

A temperatura da água é outra dica importante sobre como dar banho em cachorro, porque influencia na segurança do pet. Diferentemente dos humanos, que preferem banhos quentes, para o animal a água deve ser morna, com temperatura em torno de 30 a 35 graus, pois evita queimaduras e problemas de pele.

Para certificar essa temperatura, utilize um termômetro ou faça um teste simples, colocando um pouco da água na área mais sensível de sua pele — como na parte interna do braço. Além disso, dê preferência para dar o banho em dias quentes de modo a proporcionar conforto ao animal.

Lave corretamente

Ligue a mangueira ou o chuveiro para que o animal se acostume com o barulho da água e prenda-o de maneira segura e confortável. Mostre o chuveirinho para não assustá-lo e umedeça os pelos aos poucos, molhando todo o corpo. Evite jogar água diretamente na cabeça para que ele não fique assustado. Em seguida, aplique o shampoo e massageie principalmente os vãos das patas e dedos. Enxágue bem para tirar todo o produto.

Dê atenção extra à secagem

Por fim, temos a secagem do animal, que merece uma atenção especial para evitar problemas de dermatites, fungos e resfriados. Por isso, após o banho, retire todo o excesso de água com o auxílio de uma toalha. Seque bem o animal usando um secador com jato de ar morno, direcionando no sentido da raiz dos pelos, até que ele esteja completamente seco. Não utilize o secador com o jato muito quente, pois pode queimá-lo.

Como dar banho em cachorro pode ser uma atitude mais econômica?

Dar banho no cachorro em casa é um modo de deixar o animal mais tranquilo e pode ser uma atitude mais econômica. Isso porque não é necessário gastar com pet shop ou contratar um táxi para levar o bichinho. Além disso, o recomendado é dar banho a cada 15 dias, sendo possível reduzir o banho semanal e os gastos em tempos de crise.

Não se esqueça de que manter o animal limpo vai além das questões de estética e deixar o pet cheiroso, especialmente para quem o tem dentro de casa. A higiene regular evita doenças de pele e o surgimento de parasitas, além de proporcionar a aproximação do tutor com seu amigo de quatro patas.

Viu só como dar banho em cachorro em sua casa não é difícil? Isso vai garantir a saúde do seu pet e deixá-lo ainda mais fofo! Sem falar que pode ser um momento muito divertido se associado com agrados antes e depois do banho — mimos, petiscos e todo o carinho que ele merece.

Gostou das dicas? Então, fique por dentro das novidades do blog da Granado. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes como este em primeira mão!

Carregando...
2244 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado