Cuidados com as mãos o ano todo: veja o que fazer em cada estação do ano

Cuidados com as mãos o ano todo: veja o que fazer em cada estação do ano
Publicado em: Bem-estar Pink

Hidratação, uso de filtro solar e outras dicas que são simples de encaixar na rotina!

A gente tem um cuidado especial com a pele do rosto, até para evitar sinais do envelhecimento, e também já nos acostumamos com o uso de creme hidratante após o banho, hábito que deixa a pele mais resistente. Mas, e quanto aos cuidados com as mãos? Você tem uma boa rotina ou, vira e mexe, está com a região ressecada e pedindo atenção extra?

A verdade é que essa parte é bem diferente do restante do corpo e do rosto. Nós lavamos as mãos o tempo todo, entramos em contato com produtos de limpeza, aplicamos álcool em gel, cortamos alimentos, cozinhamos… Tudo isso faz com que a retenção da hidratação nessa área não seja tão intensa assim.

Por isso, os cuidados com as mãos pedem uma atenção extra para que a pele não fique ressecada e chegue até a descamar. Nós reunimos algumas dicas aqui no blog para você entender exatamente o que fazer. Vamos lá?

Cuidados com as mãos: por que você precisa se lembrar deles sempre

Repare um pouco no dorso das suas mãos. A pele é fininha e mais sensível por um motivo: a região conta com menos glândulas sebáceas do que no restante do corpo, fato que faz com que elas fiquem mais sensíveis e expostas.

Por exemplo, quando a umidade relativa do ar está mais baixa, como é comum no inverno e no outono brasileiros, as mãos sentem mais. O fato de também lidarmos com produtos que têm uma ação detergente mais intensa, como os itens de limpeza da casa, interfere ativamente na hidratação e ainda pode desencadear alergias e dermatites, como a de contato.

Quando as mãos estão mais hidratadas, elas ficam mais protegidas, o que evita descamação, ressecamento e outros problemas. E é por isso que você precisa ter atenção à rotina de cuidados.

Os principais cuidados com as mãos: veja quais são eles

Aqui vale um lembrete: cuidar das mãos deve ser uma rotina — não apenas quando elas estão ressecadas, ok? 

Hidrate sempre

Uma vez que a retenção da hidratação nas mãos é mais difícil, você deve intensificar o uso de cremes. O ideal é que isso seja feito, ao menos, três vezes no dia. Por exemplo, logo pela manhã, no começo da tarde e antes de dormir. Porém, nada impede que você intensifique conforme sentir a necessidade. Para não esquecer, deixe seu creme de mãos sempre por perto, seja na bolsa, no banheiro, perto do sabonete ou na mesa de trabalho.

Prefira sabonetes suaves 

Os sabonetes com base de glicerina vegetal promovem uma limpeza mais suave, sem agredir sua pele. Isso se deve ao fato de que a glicerina vegetal também tem ação umectante, assim, o sabonete limpa ao mesmo tempo em que mantém a umidade da pele.

Toda a nossa linha de sabonetes, seja em barra ou líquidos, são feitos a partir de glicerina vegetal. A opção da linha Antisséptica pode eliminar mais de 99% dos germes e bactérias e, por ser enriquecida com aminoácidos, também já hidrata. Esse é um exemplo, mas há diversas opções e linhas, como a Terrapeutics e a tradicional de Glicerina, que apresenta também a opção em refil.

Use protetor solar

As mãos ficam mais expostas ao sol, assim como o rosto, mas nem sempre recebem o devido cuidado em relação aos raios ultravioletas, já reparou? E, como estamos falando de uma região com poucas glândulas sebáceas, os efeitos do sol podem ser ainda mais agressivos, fazendo com que as mãos ganhem rugas e manchas de fotoenvelhecimento.

Assim, da mesma forma que você usa filtro soltar nos braços e no rosto, deve espalhar nas mãos cerca de três vezes ao dia, antes do hidratante, ok? Esse cuidado traz resultados em longo prazo, uma vez que o sol tem efeito cumulativo: o descuido de hoje acaba tendo consequências mais lá na frente, por exemplo, com o envelhecimento precoce da região ou até a possibilidade de desenvolver câncer de pele.

Faça esfoliação de vez em quando

A esfoliação a cada 10 ou 15 dias é importante para remover as células mortas que ficam no estrato córneo da pele, a parte mais externa. A prática ajuda o creme hidratante a penetrar melhor na pele.

Tenha cuidado com produtos de limpeza

Detergente, cloro, desinfetante e outros itens que usamos diariamente conseguem agredir a pele em maior ou menor grau. Esses produtos podem causar alergias, dermatites e irritações, uma vez que danificam a camada de proteção da pele. Por isso, o mais recomendado é usar luvas de borracha sempre que for manuseá-los, mesmo que você não tenha dermatite ou alergia.

Tenha atenção extra às unhas e cutículas

Sabia que alguns esmaltes podem ser grandes causadores de dermatites de contato e alergias? No caso, são os produtos que contêm tolueno e formaldeídos, substâncias que aceleram o processo de secagem. 

Por isso, ler os rótulos é muito importante, assim como optar por produtos que sejam suaves e com ingredientes de qualidade, com a nossa linha Pink, que não é composta por substâncias agressivas e leva vitamina E e cálcio na composição, que hidratam e fortalecem as unhas.

Também vale usar removedor de esmalte sem acetona, já que esse ingrediente resseca as unhas e pode enfraquecê-las. Outro ponto de atenção é evitar retirar as cutículas: ao fazer isso, você tira uma parte da pele que serve para proteção e expõe suas mãos a possíveis infecções e irritações.

O uso do hidratante: como acertar na escolha

Quando falamos em cuidados com as mãos, o hidratante é parte fundamental da rotina. Escolher um produto de qualidade faz toda a diferença e algumas dicas sempre ajudam:

  • prefira produtos com fragrância suave e sem corantes, que podem desencadear alergias. Não conter parabenos e componentes de origem animal também é importante;
  • escolha hidratantes que tenham rápida absorção, além de ação umectante, que ajuda a reter a umidade da pele;
  • opte por cremes à base de ureia se você notar que sua mão está ressecada demais.

Cuidados com as mãos nas diferentes estações

Ao cuidar das mãos, você pode intensificar os hábitos de acordo com a estação. Outono e inverno, por exemplo, têm o tempo mais seco, o que pede que você reforce o uso de cremes hidratantes.

Já a primavera e verão têm a incidência dos raios ultravioletas mais intensa, o que significa que o uso de filtro solar precisa ser mais constante — tanto para quem trabalha ao ar livre quanto para quem passa mais tempo dentro de casa ou escritório.

Manter a pele das mãos hidratada, como você viu, pede alguns cuidados específicos, mas que são simples e rapidinho viram hábito quando você começa a sentir os efeitos. Além disso, é também uma questão de saúde: quanto mais hidratada, mais resistente a pele se torna.

Para começar bem os cuidados com as mãos, nossa dica é o creme hidratante da linha Pink, que tem rápida absorção e é enriquecido com óleos vegetais. Que tal experimentar?

Carregando...
769 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.