6 dicas para cuidar dos pets em dias quentes

6 dicas para cuidar dos pets em dias quentes
Publicado em: Pet

Na estação mais quente do ano, seu amiguinho precisa de cuidados especiais

A temporada de verão exige dos pets um cuidado maior ao longo dos dias quentes. Para garantir o máximo de bem-estar ao seu amigo, é de extrema importância ficar de olho nos sinais, assim como investir em alguns cuidados básicos para que eles tenham mais tranquilidade e possam se refrescar ao longo desse período.

Se você quer saber como garantir o máximo de conforto aos seus peludos, que tal continuar conosco e anotar algumas dicas exclusivas? A seguir, ensinamos o que fazer para que o animalzinho fique com a saúde em dia e consiga aproveitar ao seu lado o que há de melhor da estação. Vamos lá!

Por que ter cuidados diferenciados nos dias de calor?

Não é raro encontrar pessoas que se esquecem de investir em cuidados especiais com os seus pets durante os dias quentes. Mas, assim como acontece com os humanos, os bichinhos merecem uma atenção especial para evitar incômodos ou, até mesmo, alguns problemas de saúde

Os animais que mais sofrem nessa temporada são aqueles que têm a pele muito rosada e os que não apresentam muita pelagem. Nesse caso, eles necessitam de uma proteção específica no corpo, como um filtro solar para pet. 

O motivo? Muito além de garantir um visual bonito e "fofo", os pelos também atuam como protetor contra os efeitos do sol. No entanto, os pontos com poucos fios ou nenhum, como o focinho e as orelhas, costumam ficar mais sensíveis, exigindo um cuidado extra. 

Também é necessário destacar a importância de uma boa hidratação, a fim de repor todos os líquidos perdidos e evitar a temida desidratação. Tudo isso sem deixar de ter atenção na hora de realizar passeios em locais em que o chão está muito quente. Caso contrário, você poderá causar desconforto ao animal, além de colaborar para que as suas patinhas fiquem queimadas.

Como fica o organismo dos pets em dias quentes?

Os animais de estimação, em especial os cães, não transpiram como os humanos. Esse processo se dá por meio da respiração. Uma vez ofegantes, eles tentam se refrescar, diminuindo a sua temperatura corporal com a boca aberta

Contudo, durante os dias quentes, essa capacidade pode se tornar insuficiente, levando o bichinho a sofrer um processo de hipertermia — quadro considerado de emergência e que pode causar um colapso no sistema respiratório do animal.

Obviamente, você não quer que isso aconteça, certo? Por isso, é fundamental ficar de olho nos principais sinais. Em temperaturas acima dos 40 °C, muitos pets podem ficar com a língua de tonalidade azul, o que indica confusão mental. 

Os animais de estimação com o focinho mais curto, como é o caso do pug ou do buldogue francês, também tendem a sentir mais a mudança da temperatura, apresentando dificuldades ao respirar. Outros sintomas típicos desse cenário são: 

  • saliva em excesso;
  • vermelhidão nas mucosas; 
  • andar sem coordenação; 
  • vômitos; 
  • diarreia; 
  • em casos graves, convulsão. 

Como cuidar dos bichos em dias quentes?

Com todas essas informações em mente, já sabemos da necessidade de redobrar os cuidados com os pets em dias quentes. Mas, afinal, o que fazer para aliviar o incômodo dos peludos? Veja a seguir alguns passos simples!

1. Invista na hidratação 

A hidratação é indispensável. O ideal é manter o animal de estimação muito bem hidratado ao longo do dia. Para tanto, basta oferecer água fresca e limpa — se for gelada, melhor ainda!

Também há a opção de colocar um pouco de água de coco na tigela, desde que ela seja sem conservantes. Em alguns casos, os tutores apostam em picolés de frutas, preparados com ingredientes que podem ser consumidos pelos animais, como melão e melancia. 

2. Fique de olho nos horários de passeio

No decorrer dos dias quentes, você precisa ter atenção no horário das caminhadas. Para evitar a exposição excessiva ao sol, saia antes das 10h ou depois das 17h, quando os raios solares são menos agressivos.

E, uma vez fora de casa, preste atenção se o solo onde o bichinho caminha está quente demais. Isso vale tanto para o asfalto, quanto para a areia. 

3. Ofereça brinquedos especiais

Além do truque do picolé de frutas, você pode aproveitar a temporada para oferecer alguns brinquedinhos especiais ao seu pet. Uma boa solução é colocar uma bolinha, ou qualquer outro item de plástico ou borracha, no congelador. Assim, o brinquedo ficará geladinho e garantirá mais bem-estar durante a brincadeira do peludo. Simples e eficiente!

4. Utilize produtos específicos para refrescar

Um bom banho é sempre uma ótima saída para proporcionar mais conforto para o corpo nos dias quentes. E, com os pets, a recomendação é a mesma. Se você já tentou de tudo, mas ainda percebe que o bichinho continua desconfortável, considere ajudá-lo a se refrescar com uma ducha. 

Com uma bacia cheia de água limpa e fresca, coloque o animal dentro e vá jogando algumas gotas em seu corpinho com a mão. Também é possível aproveitar o embalo para usar um shampoo específico e garantir que o seu pelo fique ainda mais cheiroso e sedoso. A nossa linha Pet da Granado conta com uma série de produtos que permitem que o bichinho se sinta revigorado, relaxado e livre de qualquer incômodo. 

5. Não leve o pet direto para o banho após o passeio

Após uma caminhada, você está pensando em levar o pet para tomar um banho gelado? Muito cuidado! Para que ele não tenha um choque térmico, indicamos aguardar alguns minutos em frente ao ventilador ou sob uma sombra na área externa. Apenas depois considere colocá-lo no chuveiro ou em um local de água fria. 

6. Não se esqueça dos medicamentos básicos

Altas temperaturas contribuem para o surgimento de parasitas, tanto internos, quanto externos. Por esse motivo, é essencial manter os antipulgas e os vermífugos em dia. Caso contrário, você deixará o seu bichinho exposto e vulnerável a sofrer com a presença de carrapatos, pulgas e demais incômodos que podem comprometer a sua saúde e bem-estar. 

E então, o que achou das nossas dicas exclusivas sobre como cuidar de um animalzinho nos dias quentes? Temos certeza de que, com essas informações, você e o seu companheiro poderão aproveitar melhor a estação mais divertida do ano. 

Se você gostou das indicações e quer continuar acompanhando outros artigos como este, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades!

Carregando...
2564 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.