Hidratantes poderosos: conheça os melhores ativos para a pele!

Hidratantes poderosos: conheça os melhores ativos para a pele!
Publicado em: Bem-estar

Se você sempre fica na dúvida sobre a escolha de hidratantes poderosos, aqueles que vão realmente fazer a diferença na sua pele, pode ficar em paz. Essa é uma questão muito comum entre as pessoas e que também é acompanhada de alguns erros. Um deles é optar por uma loção hidratante pelo cheiro que ela deixa na pele, o que pode ser um problema, sabia?

“Em geral, eu até oriento que não escolha nem pelo cheiro, nem pela cor porque o excesso de fragrância e o corante podem ser desencadeadores de dermatite de contato”, explica a dermatologista Juliana Neiva*, nossa convidada para trazer mais informações sobre o assunto aqui no blog.

Então, além de falar sobre como identificar hidratantes poderosos, vamos mostrar como você pode ter uma boa rotina de cuidados e como acertar na frequência da hidratação para que você tenha uma pele sempre protegida. Confira abaixo!

Um pouco sobre a composição da nossa pele 

A pele é composta por três camadas, a hipoderme, mais profunda, a derme e a epiderme, que é a parte sempre exposta ao ambiente, podendo sofrer com as agressões externas, causando, principalmente, o ressecamento.

Quando se trata especificamente da epiderme, o estrato córneo é a parte mais externa e tem ação fundamental para garantir a hidratação, uma vez que ele contém o fator de hidratação natural e o manto lipídico.

O fator de hidratação natural é resultado da ação de algumas substâncias produzidas pela pele que conseguem reter mais água, como a ureia e o ácido lático, por exemplo. Já o manto lipídico promove um efeito que impede a evaporação da água para o meio ambiente e é composto por substâncias oleosas, como os lipídeos.

Assim, quando a gente fala em garantir a hidratação da pele, você deve se lembrar de beber água sempre, mas também ter um cuidado minucioso com o estrato córneo — e é nesse ponto que os hidratantes vão ajudar você.

Estar em dia com a hidratação da pele só traz vantagens

É a pele que protege nosso organismo de agentes externos, como a poluição, o frio e o vento. Ela também funciona como um escudo contra a perda de água e nutrientes. “Quando falamos em hidratação, pensamos em reações metabólicas e no efeito da hidratação como preenchedor — porque uma pele ressecada é mais opaca e tende a ficar com escamas, dependendo da intensidade. A falta de hidratação pode ser vista como um acentuador de rugas de expressão também”, comenta Juliana Neiva.

Então, cuidar da hidratação significa ter uma pele mais protegida, com menos marcas e resistente — que não vai craquelar com a baixa umidade do inverno nem dar espaço a irritações e dermatites. Além disso, a pele fica mais bonita, com viço e macia ao toque. “É por isso que a hidratação deve fazer parte tanto do cuidado da pele jovem quanto da acneica, como também da pele mais madura”, aponta a dermatologista.

O que os hidratantes poderosos levam em sua composição

Existem tipos diferentes de hidratantes, que vão agir na sua pele de acordo com as substâncias que entram em sua composição. É por isso que a gente deve ler os rótulos com atenção e, para você entender melhor, nós explicamos os três tipos.

Hidratantes oclusivos

O hidratante oclusivo forma uma espécie de filme na sua pele, impedindo que a epiderme perca água por meio da evaporação. Para ser oclusivo, esse hidratante tem em sua composição:

  • óleos vegetais (como óleo de semente de uva e de amêndoas);
  • lanolina.

Hidratantes umectantes 

Hidratantes poderosos também têm ação umectante, que ajuda a pele a reter água na camada córnea, ficando mais protegida e macia. São ingredientes umectantes:

  • glicerina (a vegetal é item obrigatório em todos os nossos sabonetes);
  • ureia;
  • ácido hialurônico;
  • lactato de amônio;
  • colágeno.

Hidratantes emolientes

Um hidratante emoliente ajuda a preencher fendas da camada córnea, melhorando ainda mais a retenção da água, já que também ajuda a criar uma barreira impermeável. São consideradas substâncias emolientes:

  • manteigas, como a de karité ou murumuru;
  • ceramidas;
  • óleos;
  • lanolina.

Uma dica da Dra. Juliana vai deixar seu banho ainda mais potente no que diz respeito à hidratação: “eu gosto do óleo antes do banho, antes do sabonete mesmo, porque ele dá uma proteção para esse momento. Pessoalmente, prefiro o óleo vegetal. Mas usar apenas o óleo não é indicado, porque aí você terá apenas esse efeito oclusivo, ele não faz essa hidratação mais completa”.

Vale dizer que um creme, e aí falamos dos hidratantes poderosos de fato, podem ter mais de uma ação ao mesmo tempo — podendo ser emolientes e umectantes, por exemplo.

Os cuidados e a frequência de uma boa rotina de pele

O uso de hidratantes não deve ser feito de vez em nunca, ok? Se fizer isso, sua pele segue ressecada e desprotegida. Então, a primeira dica aqui é criar o hábito de hidratar o corpo diariamente. Um autocuidado que só traz vantagens, como você viu antes.

Uma vez por dia é uma frequência razoável para o corpo — todo mundo consegue fazer isso de uma forma mais rotineira. Agora, quem toma dois banhos e puder aplicar duas vezes ao dia, é melhor”, sugere a dermatologista. 

Lembre-se de massagear a pele com delicadeza até que exista a absorção completa do produto. Cotovelos, joelhos, pés e mãos são regiões mais ressecadas e que pedem um hidratante ainda mais poderoso para manter a maciez.

Você também já deve ter reparado que existem cremes mais ou menos espessos, certo? Dra. Juliana fala mais a esse respeito: “aí estamos falando no veículo em que esse ativo de hidratação estará inserido. Os mais cremosos são indicados para peles mais secas ou regiões mais ressecadas, como joelhos e cotovelos. Já para espalhar melhor no corpo, as pessoas preferem loção, que também pode ter uma base cremosa.

Os hidratantes poderosos da Granado

Nossa linha de hidratantes conta com diversos produtos que vão trazer muita hidratação à sua pele e tornar esse autocuidado ainda mais gostoso.

Hidratantes para o inverno ou para quem tem pele seca

Um desses produtos é o Hidratante Corporal Lactato de Amônio. Com 10% de lactato, ele dá mais flexibilidade e plasticidade ao estrato córneo. Também tem 3% de ureia e 5% de óleo de semente de uva, que ajudam a manter o equilíbrio hídrico e a prevenir estrias. Superindicado para usar nas estações mais secas e em regiões mais ressecadas do corpo.

Outra opção é o Creme de Ureia e Óleo de Semente de Uva, com ação umectante e emoliente. Ele ajuda na regeneração da pele (por exemplo, naqueles dias em que você sente a pele mais ressecada), promove uma hidratação intensa e auxilia na prevenção de estrias.

Nossa Manteiga Corporal, da linha Terrapeutics, também torna a pele especialmente macia com sua composição de manteigas de karité, cupuaçu e murumuru, além de óleo de castanha-do-brasil e vitamina E. Ela é apresentada nas fragrâncias Castanha do Brasil, Calêndula, Lavanda e Chá Branco.

Hidratantes tradicionais

Nosso Creme Nutritivo de Glicerina traz conforto e hidratação prolongada, sem deixar a pele com a sensação gordurosa. Tem nas versões Mel, Amêndoa e Erva-Doce.

Na linha Terrapeutics, você encontra os óleos, que podem ser usados antes do banho, como falamos. Eles são formulados com óleos vegetais e vitamina E e estão presentes nas versões Castanha do Brasil, Chá Branco, Calêndula e Lavanda.

Nossos hidratantes dessa mesma linha permitem reter a umidade da pele, deixando-a macia. Também nas versões Castanha do Brasil, Chá Branco, Calêndula, Lavanda, além do de Gengibre.

Vale dizer que todos os nossos hidratantes são livres de parabenos e corantes e têm fragrância suave para que a hidratação seja prazerosa. Inclusive, alguns podem ser combinados com fragrâncias, como o caso da Castanha do Brasil com a Colônia Bergamota & Flor de Laranjeira, para uma perfumação agradável e duradoura.

Inserir a hidratação do corpo em sua rotina é algo que vai tomar pouco tempo e trazer benefícios que compensam demais esse cuidado. Para que sua pele fique ainda mais saudável, lembre-se de optar por hidratantes poderosos — agora, você já tem todas as informações para uma leitura criteriosa do rótulo, certo?

Aproveite para entrar no site da Granado e conhecer um pouco mais sobre todas as nossas linhas e produtos!

Carregando...
2944 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Dra. Juliana Neiva
Dra. Juliana Neiva

uliana Neiva é médica dermatologista e criou o conceito de beleza integrada, que trabalha a harmonia entre corpo e mente com auxílio da tecnologia. É formada pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pela Universidade de Columbia. <br><br> Também é autora do livro Guia prático da beleza por dentro e por fora, além de atuar como professora de Dermatologia e Cosmiatria na UNIRIO e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).