6 dicas de higiene e cuidados dos pés para aplicar na sua rotina!

6 dicas de higiene e cuidados dos pés para aplicar na sua rotina!
Publicado em: Bem-estar Pink

No nosso dia a dia, é comum a gente ter cuidados com a pele de áreas como rosto, pescoço, mãos e região do colo. São partes do corpo que ficam expostas e demandam atenção especial para que transmitam saúde e nos deixem em dia com a autoestima. O que muita gente não sabe é que a proteção e a higiene dos pés também são fundamentais.

Afinal, eles sustentam todo o nosso peso corporal, garantindo o equilíbrio necessário para que possamos nos deslocar com conforto a qualquer lugar. Não é à toa que, na medicina oriental, o aspecto dos pés costuma ser observado para diagnosticar doenças e indicar tratamentos.

Sabendo da importância desse suporte, vale a pena começar a investir em uma rotina de higiene dos pés mais específica. Se você tem interesse na ideia, não deixe de conferir as práticas que listamos aqui abaixo!

Saiba como cuidar e manter a higiene dos pés

Se pensarmos bem, não é incrível a força que temos nessa região que compõe a base das pernas? O pé humano tem uma ampla variedade estrutural para aguentar cargas, distribuir pesos variados e se adaptar a diferentes tipos de superfícies.

Isso explica porque, quando o cansaço toma conta, tudo o que queremos é tomar um banho e deitar para manter os pés elevados. Inclusive, essa prática favorece a circulação sanguínea na parte inferior do corpo, promovendo alívio de desconfortos e redução do inchaço.

Outras ações podem potencializar os resultados no cuidado com os pés. Separamos algumas neste tópico, lembrando que elas não precisam seguir uma ordem. O ideal é entender a forma de aplicá-las na sua rotina e, depois, escolher a sua favorita de acordo com cada momento.

1. Limpeza

A lavagem completa consiste em esfregar suavemente os pés com bastante água corrente e sabonete. Dê atenção, principalmente, aos espaços entre os dedos, passando uma esponja vegetal entre eles para remover o suor e a sujeira.

Faça o enxágue com água abundante, até remover o sabão e sentir que os pés ficaram menos lisos. Em seguida, utilize uma toalha macia para secar toda a pele. Novamente, foque na região entre os dedos, pois o acúmulo de umidade pode favorecer o aparecimento de fungos e mau cheiro.

Por isso, uma dica é não usar meia nem sapato fechado logo após lavar. E caso você tenha tendência à transpirar na região, faça uso regular do desodorante para os pés.

.

2. Esfoliação

A prática é interessante quando sentimos a necessidade de uma limpeza mais profunda. Isso porque tem como objetivo remover as células mortas e promover a renovação da pele, de modo a deixá-la mais lisa e agradável ao toque, além de absorver melhor o hidratante, por exemplo.

Por ser um pouco mais agressiva que a lavagem, a esfoliação torna-se mais adequada quando realizada a cada 10 ou 15 dias. Utilize sempre produtos que contenham pequenas partículas para "raspar" a camada superficial dos pés.

Faça a aplicação da fórmula com leve pressão e movimentos circulares, até perceber que a pele ficou mais sensível ao tato. Você vai sentir uma sensação de relaxamento e frescor após o enxágue.

3. Hidratação da pele

O procedimento deve ser feito sempre após a limpeza, já que a pele higienizada estará pronta e com os poros abertos para receber ingredientes benéficos dos hidratantes. Então, procure separar alguns minutos após o banho para cuidar dos seus pés com hidratação.

Cremes emolientes ajudam a restaurar a oleosidade natural da pele, prevenindo o ressecamento e as rachaduras. Priorize, portanto, fórmulas que levam ureia, glicerina, óleos vegetais e até manteigas, como a de karité e murumuru. Após aplicar, aguarde alguns minutos até que o hidratante seja absorvido e consiga agir.

4. Massagem

Eis aqui outro cuidado complementar à higiene dos pés que merece ser incluído em sua rotina. Afinal, tem coisa melhor que sentir cada centímetro do corpo bem relaxado? Uma boa dica é começar pelos pés, já que é possível que você aplique a técnica por conta própria.

Vale usar tanto óleos quanto cremes hidratantes para facilitar o deslizamento das mãos sobre os pés. Aproveite para acender uma vela perfumada enquanto realiza a massagem. Dessa forma, estará aliviando a tensão e mandando qualquer sinal de estresse embora.

Cada pessoa tem suas preferências em relação aos movimentos, sejam mais intensos, sejam delicados. O importante é adaptar a prática ao seu gosto, transformando esse instante em uma ocasião especial de autocuidado.

.

5. Escalda pés

Trata-se de processo ideal para aqueles dias mais corridos, quando a única coisa que desejamos é aliviar o desconforto na região das pernas. Basta uma bacia preenchida com água morna e alguns produtinhos para cumprir o ritual de cuidado.

Você pode colocar sais de banho com fórmulas agradáveis, como lavanda ou calêndula, dentro do recipiente. Mexa bem, até dissolver o produto, e mergulhe os pés dentro da solução. Aproveite o momento de pausa para ler, assistir algo, conversar com alguém ou apenas contemplar esse intervalo só seu.

Nós também temos os sachets da linhas Pink, que são produzidos a partir de cristais de sal marinho.

6. Limpeza das unhas

O corte das unhas deve ser feito a cada 15 dias, em média, para evitar que encravem, gerando inflamações doloridas e manter a higiene. Nesse processo, evite a retirada dos cantinhos e passe uma lixa nas extremidades, até igualar tudo e manter a superfície lisa.

Também é importante remover o esmalte com produtos adequados e enxaguar bem. Se possível, mantenha sempre as suas cutículas intactas e bem hidratadas, porque elas formam uma barreira protetora contra micro-organismos nocivos.

A limpeza das unhas fica mais fácil se você amolecer a pele do entorno. Para isso, utilize o leite de imersão com água morna, deixando os pés imersos nessa solução por 15 a 20 minutos. Não é necessário enxágue, já que a proposta é realmente deixar os ingredientes do produto agindo na pele pelo tempo máximo.

Conheça a linha Antisséptica da Granado

Se você ficou com vontade de colocar todos os passos em prática, saiba que temos os produtos certos para cada etapa. Inclusive, desenvolvemos um conjunto especial para aqueles grupos que se consideram atletas amadores e precisam combater fungos e bactérias causados pelo uso contínuo de tênis.

Estamos falando da linha Antisséptica da Granado, que contém o tradicional Polvilho Antisséptico e outras fórmulas incríveis para a higiene e cuidados dos pés. Aproveite para conhecer e experimentar os géis, sabonetes (em barra e líquidos), desodorantes, lenços umedecidos e álcool em gel.

.

Esperamos que as dicas e sugestões de produtos facilitem a sua rotina de higiene dos pés. Tenha em mente, ainda, que observar cada parte do seu corpo com frequência é a melhor maneira de prevenir problemas. Então, dê atenção especial a essa região tão sobrecarregada e desfrute de todas as vantagens que isso pode trazer.

Gostou de saber mais sobre a higiene dos pés e quer acompanhar outros conteúdos do nosso blog? É só assinar a nossa newsletter!

Carregando...
2796 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.