Manteiga de karité: o que você precisa saber sobre ela!

Manteiga de karité: o que você precisa saber sobre ela!
Publicado em: Bem-estar

Muitos ingredientes podem proporcionar hidratação, mas a manteiga de karité é especial, permitindo várias aplicações e benefícios

Diversos ativos são utilizados em cosméticos para promover o efeito de hidratação, mas nem todos promovem a deliciosa sensação que a manteiga de karité é capaz de proporcionar, tanto para a pele quanto para os cabelos.

Por causa da sua alta qualidade e teor elevado de componentes emolientes, esse extrato vegetal é um dos mais valiosos que encontramos no mundo. É por isso que ele está presente em vários cosméticos comercializados em diferentes países.

Mas você sabe por que a manteiga de karité é assim tão valiosa? A gente responde a essa pergunta neste conteúdo! Veja o que a torna tão especial, como você pode se beneficiar desse extrato, os produtos que o contém e muito mais!

O que é manteiga de karité?

A manteiga de karité é um extrato das nozes produzidas por uma árvore africana chamada carité (Butyrospermum parkii). Quando estão maduras, elas se desprendem espontaneamente da árvore, que consegue produzir de 10 a 15 kg de frutas frescas por estação.

As nozes são processadas para produzir essa gordura vegetal, que é muito rica em vitamina E e ômega 3. Assim, entre suas propriedades, estão a capacidade emoliente e o fato de ser antioxidante, tudo com um toque muito leve, que não deixa um efeito gorduroso após a aplicação.

Para que serve a manteiga de karité?

Principalmente em seu país de origem, a manteiga de karité também é utilizada para alimentação. O óleo obtido das nozes é usado para o cozimento dos alimentos e a produção de chocolates e produtos de confeitaria.

De toda forma, há muitos séculos, ela é utilizada como ingrediente de produtos cosméticos. Sua função, nesse caso, é promover uma hidratação intensa da pele e dos cabelos. Também tem o poder de condicionar e suavizar, evitando o aspecto ressecado.

Mas não é só isso, porque essa manteiga também pode ajudar a suavizar o aspecto de estrias, e, por conter vitamina E, previne o envelhecimento precoce, dando mais firmeza para a pele. É uma grande aliada no tratamento de algumas lesões, como feridas e queimaduras, além de ajudar a minimizar os incômodos da psoríase e da dermatite.

Quando a manteiga de karité deve ser utilizada?

É recomendada a utilização da manteiga de karité na pele, cabelos, unhas e cutículas sempre que se desejar uma hidratação profunda. É ideal, por exemplo, para quando os cabelos estão com aspecto ressecado e um toque áspero.

Embora seja uma gordura, quando aplicada na derme, a manteiga de karité não deixa aquela sensação pegajosa que outros óleos ou gorduras costumam proporcionar. Seu toque é suave e seco mantém a pele radiante.

Por ter ação anti-inflamatória e cicatrizante, ela também contribui para o alívio de sintomas de problemas como a caspa e a seborreia — mas atuando de forma coadjuvante com os tratamentos principais.

Durante a gestação, também é interessante utilizar a manteiga de karité. Isso, porque, como explicamos, esse extrato vegetal ajuda a suavizar as estrias. Se aplicada nesse momento, pode evitar também o nascimento das marcas, deixando a pele muito mais flexível e hidratada.

Isso quer dizer que, além de ser útil em casos específicos, como esses que citamos, a gordura também é recomendada para o uso diário; afinal, ela faz parte dos ingredientes de produtos que estamos mais que acostumados, como shampoos, condicionadores e cremes hidratantes. Sendo assim, é uma grande aliada de quem deseja um cuidado mais natural e hidratação prolongada.

Quais produtos levam karité na fórmula?

Uma das grandes vantagens da manteiga de karité é o fato de ela ser segura e não conter compostos que podem desencadear alergias. Além disso, já que não obstrui os poros, ela pode ser utilizada em praticamente todos os tipos de pele.

Por ser tão suave, existem diversos produtos que têm esse extrato em sua base. Ela pode ser utilizada na formulação de:

  • shampoos;
  • condicionadores;
  • batons;
  • sabonetes;
  • hidratantes para o corpo;
  • cremes para as mãos;
  • hidratantes para os pés.

Alguns produtos da linha Pink Granado, por exemplo, contêm esse ingrediente. Ele está presente na manteiga emoliente, que é enriquecida, ainda, com cupuaçu e murumuru, proporcionando uma hidratação intensa e a regeneração da pele, com um delicioso toque aveludado.

Como usar produtos com karité?

Não existe restrição para o uso da manteiga de karité e dos produtos que contêm esse extrato. Você pode aplicá-los tanto durante o dia quanto à noite em diferentes partes do corpo, sendo ideal para aquelas mais secas, como cotovelos e calcanhar.

É preciso um cuidado maior na hora de usar a manteiga in natura, por causa da sua alta concentração. No entanto, quando se trata dos produtos que contêm a karité, basta seguir a recomendação do fabricante.

Veja, no rótulo, as instruções de uso e a frequência ideal de aplicação. Ela varia dependendo da concentração do ingrediente, como no caso de um hidratante para as mãos, que, às vezes, deve ser usado mais de uma vez ao dia.

Já produtos como shampoo e sabonete que contêm manteiga de karité em sua formulação são itens de uso diário — inclusive, são uma excelente alternativa, porque promovem uma limpeza suave ao mesmo tempo que mantêm a pele hidratada.

Quais os benefícios de utilizar produtos com a manteiga de karité?

Já citamos alguns benefícios de escolher produtos que contenham manteiga de karité, mas é válido reforçar que, utilizando esse ingrediente vegetal, você vai conquistar:

  • cabelos mais brilhantes e fortes;
  • fios sedosos e macios por mais tempo;
  • pele hidratada sem toque oleoso;
  • mais nutrição e saúde para pele e cabelo.
  • hidratação e regeneração profunda dos tecidos;
  • suavização de marcas, como cicatrizes, rugas e estrias;

Tudo isso, porque a manteiga de karité é rica em diversos nutrientes, como:

  • ácidos graxos, que equilibram a oleosidade;
  • vitaminas A, E e F, que devolvem a saúde das células;
  • ésteres etílicos, com ação condicionante que retém a umidade natural;
  • triglicerídeos, gorduras nutritivas com ação condicionante.

Outras manteigas e seus benefícios

Não tem como negar que a manteiga de karité é um ingrediente valioso. Porém, existem outras manteigas que também são utilizadas em cosméticos e podem ser combinadas com a karité para potencializar a ação desses produtos. Veja três delas.

Manteiga de murumuru

Extraída das sementes de uma palmeira espinhosa, essa gordura vegetal é rica em ácidos oleico, láurico e mirístico. Tem ação hidratante, nutritiva e emoliente, que oferece brilho, maciez e proteção para os cabelos danificados; além de ajudar a pele a reter a umidade natural e manter a elasticidade.

Manteiga de coco

Extraída do fruto do coqueiro, essa manteiga, embora também seja utilizada na culinária, proporciona excelente nutrição para os cabelos. Ela recupera os danos, tem o poder de nutrir, devolvendo o brilho e a maciez, e, ainda, é rica em ácidos graxos.

Manteiga de babosa

Extraída da aloe-vera, uma planta popularmente conhecida como babosa, essa manteiga nutre e hidrata os cabelos, combatendo o seu ressecamento. Também melhora o fluxo sanguíneo do couro cabeludo e deixa os fios mais fortes. Muito rica em nutrientes, evita a queda dos fios e contribui para o tratamento da caspa.

Viu só quantos benefícios a manteiga de karité proporciona? É por isso que ela está entre as queridinhas para a composição de produtos cosméticos. Então, aproveite tudo que ela tem de melhor e cuide da sua pele e cabelos de uma forma mais natural e suave.

Na linha Terrapeutics da Granado, você encontra produtos com manteiga de karité e outros ingredientes de origem vegetal. Acesse o site e conheça!

Carregando...
2145 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Afinal, como cuidar de cabelos oleosos? Entenda!
Carregando...
[…] condicionadores são produtos que servem para a hidratação do cabelo. Por isso, eles têm óleos na sua […]
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado