Você sabe o que é a mascne? Entenda mais sobre o problema de pele causado pelas máscaras

Você sabe o que é a mascne? Entenda mais sobre o problema de pele causado pelas máscaras
Publicado em: Bem-estar

Já ouviu falar em mascne? Saiba como minimizar o problema!

O ano de 2020 trouxe muitas mudanças na vida de todos nós. Uma delas é o novo visual para quem sai de casa — as máscaras de proteção são uma das medidas mais importantes para reduzir a disseminação do novo coronavírus. O problema é que o uso frequente desse acessório causa um incômodo em muita gente: a mascne.

Já ouviu falar nesse termo? Ele remete ao surgimento de acnes e espinhas na região coberta pela máscara protetora. Por causa desses efeitos indesejados, os cuidados com a pele devem ser intensificados, afinal, as máscaras devem continuar sendo nossas companheiras até que este momento de pandemia passe, não é mesmo?

Pensando nisso, conversamos com Juliana Neiva, médica dermatologista que deu bons conselhos para a gente aliviar e evitar a mascne!

O que é a mascne?

A mascne é o desenvolvimento de acne como efeito colateral do uso frequente de máscaras faciais protetoras. As regiões mais afetadas são o queixo, as bochechas e o nariz, ou seja, as partes cobertas pelo tecido.

Além desses problemas, pode haver o agravamento da rosácea e, também, um ressecamento dos lábios. Há ainda a questão das dermatites, como a seborreica, que podem ficar mais intensas.

Quais são as causas da mascne?

Juliana nos explica que as máscaras provocam um aumento da umidade na região do rosto, devido à nossa respiração, que acaba sendo abafada. Isso altera a microbiota da pele, favorecendo a prevalência de algumas bactérias relacionadas à acne e, também, muda a dinâmica da barreira cutânea.

Além disso, o atrito do tecido com a pele pode causar pequenas rupturas na cútis — elas são quase imperceptíveis, mas facilitam a entrada de microrganismos causadores de desequilíbrio na microbiota. Só que a dermatologista chama a atenção para outros fatores também, normalmente negligenciados pelas pessoas.

"As pessoas de máscara também se esquecem de beber água, tenho visto muito isso. Mas a mascne também pode estar associada a este momento de quarentena, de maior estresse", comenta a especialista.

Como mente e corpo são uma coisa só, é superimportante que a gente dê valor à nossa saúde mental e busque a harmonia com práticas que relaxam ao longo dos dias.

Como evitar e minimizar a mascne?

Já que as máscaras vão continuar fazendo parte do nosso dia a dia por mais um tempinho, a médica separou algumas boas dicas para evitarmos e suavizarmos os efeitos da mascne.

Reveja a rotina de cuidados com a pele

Juliana fala que é preciso ter uma rotina de cuidados que ajudem a deixar a barreira cutânea mais íntegra. Lavar o rosto duas vezes ao dia com um sabonete próprio para sua pele é o ideal.

Há também a opção do sabonete de glicerina, que não agride a pele, por exemplo, e remove as impurezas, os microrganismos e o sebo produzido em excesso por causa da umidade na região. Outra boa escolha é usar produtos específicos para a acne, como o Sabonete de Enxofre Antiacne.

Use dermocosméticos adequados

Sempre dê preferência a dermocosméticos de qualidade e que sejam específicos para o seu tipo de pele. Assim, a cútis absorve bem os produtos e não reage de forma inadequada.

Para quem já está sentindo os efeitos do uso da máscara, a aplicação de produtos destinados a suavizar e reverter as inflamações é sempre bem-vindo. O Gel Secativo de Espinhas alivia a irritação e a vermelhidão da pele e contém óleo de melaleuca, que é um poderoso antisséptico e anti-inflamatório.  

Também não se esqueça de passar um balm ou protetor labial de tempos em tempos, pois há o atrito da máscara com os lábios, que pode ressecá-los.

Lave e troque a máscara com frequência

Juliana Neiva também comenta que, para quem está experimentando a mascne, "o ideal é evitar tecidos muito ásperos e sintéticos, preferindo os tecidos mais naturais, de algodão mais leves ou de TNT".

Além disso, lembre-se de sempre lavar e trocar a máscara a cada duas horas. Afinal, o tecido que está em constante contato com a pele deve estar sempre limpo para mantê-la saudável.

Intensifique a hidratação

A última dica da médica também é superimportante: "tenha uma hidratação adequada —, tanto na ingestão de água quanto no uso de um creme específico para o seu tipo de pele".

Uma alternativa é tomar o suficiente para que a urina saia sempre numa tonalidade amarelo-clara, assim, beba água todo o tempo, não apenas ao sentir sede. Isso vai fazer com que todo o seu organismo funcione plenamente — inclusive a sua pele, que é o maior órgão do corpo humano.

Quanto ao cuidado com ela, evite os cremes muito pesados, que têm efeito oclusivo para os poros. Prefira hidratantes leves, que reduzam o tamanho dos poros e ajudem a prevenir a acne. O Gel Facial Hidratante Antioleosidade é uma boa, especialmente para as épocas quentes do ano. Também não é indicado usar maquiagem por baixo da máscara, viu?

A mascne é uma consequência real do uso contínuo de máscaras de proteção. Entretanto, seguindo as dicas que a gente trouxe aqui, fica bem mais fácil contornar o problema.

Que tal compartilhar o post nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como cuidar da pele neste período?

Carregando...
16 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Dra. Juliana Neiva
Dra. Juliana Neiva

uliana Neiva é médica dermatologista e criou o conceito de beleza integrada, que trabalha a harmonia entre corpo e mente com auxílio da tecnologia. É formada pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pela Universidade de Columbia. <br><br> Também é autora do livro Guia prático da beleza por dentro e por fora, além de atuar como professora de Dermatologia e Cosmiatria na UNIRIO e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).