Como fazer uma massagem facial em casa? Entenda!

Como fazer uma massagem facial em casa? Entenda!
Publicado em: Bem-estar

Olhar cansado, rosto inchado, rugas de expressão. Você sabia que exercícios de massagem facial ajudam a melhorar e até a afastar esses efeitos indesejados?

E o melhor de tudo: são simples de fazer e não exigem produtos caros, nem grandes produções. Além disso, podem estar dentro dos seus hábitos de autocuidado, para trazer aumento do bem-estar físico e mental. Vai por nós: você merece esse agrado! E, depois de aprender a fazer, não vai mais deixá-lo de lado.

Como somos a favor de práticas saudáveis para a qualidade de vida, trouxemos dicas para ajudar. A Dra. Paula Bellotti, dermatologista renomada (siga o perfil dela no Instagram!), é a convidada especial para ensinar esse passo a passo. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é massagem facial?

Assim como a corporal, a massagem facial conta com movimentos manuais na musculatura. É feita na região do rosto, com pequenos amassamentos e batidinhas. Pode ser feita em casa pela própria pessoa, em poucos minutos diários.

Quais seus benefícios?

“A pele é um órgão e precisa de cuidados especiais”, ressalta Dra. Paula. Além disso, assim como o resto do nosso corpo, o rosto também tem músculos, que precisam ser ativados e estimulados. A massagem facial traz os seguintes resultados:

Retarda o envelhecimento

Os exercícios ativam a circulação e eliminam toxinas. Dependendo do produto usado junto, dá para aumentar a oxigenação e os nutrientes da pele, além de remover células mortas e permitir a renovação.

Retira líquidos excedentes 

Os movimentos dilatam os vasos sanguíneos, reduzem o acúmulo de líquidos e evitam o inchaço. Assim, a aparência de cansaço e de noites mal dormidas não fará mais parte do seu rosto.

Atrasa o aparecimento de rugas

Para ganhar resistência e firmeza, os músculos precisam ser trabalhados. Afinal, não é isso que fazemos na academia? Pois o rosto merece o mesmo cuidado! “O estímulo muscular de forma adequada evita a contração repetida que leva à formação de rugas de expressão e à flacidez”, explica a Dra. Paula.

Aumenta o bem-estar

A massagem facial é uma deliciosa rotina de skincare, que alivia pontos de tensão e traz relaxamento. Ela aumenta a sensação de bem-estar, diminui o estresse e contribui para a autoestima.

Não tem contraindicações

Os exercícios podem ser feitos por todos, sem contraindicações. Pessoas mais jovens e de mais idade, mulheres e homens, gestantes ou lactantes, com peles acneicas e secas. Todo mundo se beneficia!

Pode ser feita a qualquer hora

Outra vantagem é que a massagem pode ser feita a qualquer momento. Ao acordar, por exemplo, ela lhe dá um semblante mais desperto e animado. Ao dormir, dá aquela relaxada. 

E que tal montar um dia de spa nos finais de semanas? Imagine que delícia: fazer a massagem facial, realizar cuidados com a mão, fazer hidratação no cabelo e, depois, uma massagem para relaxar os pés! Um dia de autocuidado supermerecido!

Como fazer massagem facial em casa?

Preparada para uma pele radiante? Você precisa fazer 10 repetições de cada movimento, em 2 a 3 séries por dia, combinado? Então, anote os passos da massagem facial:

  • comece na parte inferior do rosto. Com as pontas dos dedos, faça movimentos da mandíbula em direção à orelha;
  • agora, no arco zigomático, que é a região da maçã do rosto. O processo é o mesmo, usando as pontas dos dedos e indo em direção à orelha;
  • nas têmporas e usando os dedos indicadores e médios, faça massagens em direção ao topo da cabeça;
  • repita o movimento, agora partindo da região da testa;
  • vamos trabalhar o arqueamento da sobrancelha? Começando pela lateral das sobrancelhas, realize massagens para cima;
  • repita o mesmo procedimento, mas, agora, começando logo acima da pálpebra;
  • dê batidinhas no rosto todo, com as pontas dos dedos, para dar uma relaxada na musculatura;
  • no pescoço, use as pontas dos dedos para massagear, sempre para cima, em direção ao queixo;
  • juntando as duas mãos, como se estivesse rezando, comece a massagem partindo do pomo-de-adão e indo em direção à nuca;
  • em seguida, com as palmas das mãos viradas para cima e as pontas dos dedos tocando no pescoço, faça movimentos partindo da papada e deslizando para as laterais;
  • por fim, o desafio: tente levantar a pálpebra superior sem mexer a testa. Se não conseguir, pode contar com a ajuda da mão. Segure o músculo da testa, enquanto faz o movimento.

Assista neste vídeo a Dra. Paula explicando todos os detalhes da massagem facial para você!

Quais produtos utilizar durante a massagem facial?

Dra. Paula recomenda usar produtos de qualidade para o rosto, mas não precisa se preocupar em ser algo caro. Apenas tenha atenção às especificidades da pele, viu? As oleosas pedem um produto mais fluido, por exemplo. Mas, no fundo, não há muitas regras! Desde que se evitem loções de outras áreas do corpo, para não ter acne ou alergia na pele, está tudo bem!

Por fim, saiba que a constância do procedimento é importante para obter bons resultados no futuro. Reservando poucos minutos por dia para a massagem facial, você conquista não apenas uma pele mais bonita e firme, mas também mais autoestima e uma mente saudável. Assim, você se sente bem por dentro e por fora!

Gostou de aprender como fazer a massagem facial para a sua rotina de autocuidado? Aproveite e siga a Granado nas redes sociais — estamos no Instagram, Facebook, YouTube e Twitter. Fazendo isso, você acompanha de perto nossas próximas dicas de beleza e bem-estar!

Carregando...
317 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Dra. Paula Bellotti
Dra. Paula Bellotti

Dra. Paula Bellotti é médica-dermatologista, formada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com pós-graduação em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Societé Française de Dermatologie.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado