Coleção Perfumes Vintage: fragrâncias que carregam o DNA da Granado

Coleção Perfumes Vintage: fragrâncias que carregam o DNA da Granado

No universo da perfumaria, poucas marcas têm a capacidade de levar a um cenário de nostalgia e encantamento como a Linha Vintage Granado. Com sua combinação única de novos perfumes, elegância e autenticidade, essa renomada linha de fragrâncias se destaca como um verdadeiro ícone da tradição e do bom gosto.

Vamos explorar os encantos dessa coleção extraordinária, mergulhando nas histórias por trás de cada perfume, na elegância que permeia cada frasco e na autenticidade de cada um deles. Pensando nisso, convidamos Helen Augusto, especialista em perfumaria, para trazer um pouco da sua impressão sobre cada um deles. Continue com a gente para entender qual pode ser seu perfume novo favorito!

Linha Vintage da Granado

Em 2020, a Granado completou 150 anos de uma história única. O início de tudo aconteceu com o português José Antonio Coxito Granado, que, em 1870, começou a manipular plantas e ervas.

Com isso, ele criou produtos únicos que caíram no gosto da população e também da família imperial. Depois de tantos anos, mantivemos nosso cuidado e herança em cada um dos produtos.

Não é à toa que a linha Vintage segue fazendo tanto sucesso. Inspirada na Perfumaria Helios, divisão de luxo da Granado do fim do século XIX, a linha Vintage conta com fragrâncias tradicionais, como Carioca e Suzette. Porém, não para por aí. Há também os mais recentes, como a colônia Oud e a coleção de Eaux de Toilette.

Para comemorar os 150 anos, a Granado lançou pela primeira vez a coleção de perfumes Vintage com fragrâncias sofisticadas e atemporais, que carregam o DNA da marca.

Cada fragrância desperta memórias e nos leva a uma jornada pela centenária história da marca através da perfumaria, descobrindo um novo capítulo a cada nota olfativa. Conheça mais sobre os perfumes da linha Vintage Granado, a seguir!

Conheça os perfumes da linha Vintage

Os perfumes da linha Vintage trazem um toque de sofisticação e prometem um passeio sensorial pela nossa história centenária, que se entrelaça com a do Rio de Janeiro — cidade onde a Granado nasceu.

Do sítio onde Antonio Coxito cultivava ervas medicinais até a primeira fábrica na Lapa, em um momento em que o centro do Rio de Janeiro fervilhava com a boemia carioca. Uma história fascinante para quem ama cheiros marcantes!

Vale dizer todos eles são eau de parfum, assim, a concentração de essências é mais alta e, por esse motivo, eles tendem a fixar mais tempo na pele. Mas qual dos perfumes tem mais a ver com o seu estilo? Confira as descrições a seguir e descubra!

Époque Tropical: um passeio pelos jardins do Rio no Século XIX

Époque Tropical é a união singular da clássica perfumaria francesa com a irreverência brasileira. Seu perfume marcante explora o lado envolvente das notas amadeiradas de sândalo e guaiaco e equilibra essa intensidade com o cítrico intenso da mandarina e do caju.

Essa dualidade é envelopada por um clássico buquê floral de magnólia, rosa e gerânio. É uma fragrância que nos transporta para um passeio pelos jardins do Rio no século XIX. Veja a pirâmide olfativa de Époque:

  • notas de topo: mandarina, caju e cardamomo
  • notas de corpo: Magnólia, rosa e gerânio
  • notas de fundo: Fava tonka, sândalo e guaiaco

Para Helen, “o frescor frutal e cítrico de Époque contrasta com as madeiras intensas de fundo, tornando as flores rosadas e a magnólia um poderoso aliado na perfumação, sem deixar a fragrância feminina ou masculina demais. Ótima para usar a dois!"

Uma fragrância elegante, versátil, com a irreverência brasileira, para usar a qualquer momento do dia.

Nostalgia: saudades do passado e entusiasmo para o futuro

Nostalgia representa o passado, o presente e o futuro da Granado numa criação que equilibra tradição e contemporaneidade. As notas de topo cítricas e especiarias abrem caminho para um corpo floral envolvente e elegante de flores brancas e rosas.

As notas são envelopadas pela estrutura amadeirada, macia e confortável de cashmere, âmbar e musk. Uma fragrância que desperta saudades e cria novas memórias!

  • notas de topo: pimenta rosa, bergamota e mandarina;
  • notas de coração: lírio, flor de laranjeira e rosa;
  • notas de fundo: musk, âmbar e cashmeran.

As cores suaves e toques de art nouveau nude e dourado abrem lugar para um caminho floral elegante e delicado que certamente terá preferência entre as mulheres, pois evidenciam um lado mais feminino e envolvente.

"Embora homens possam se encantar por este perfume, serão as mulheres que se derreterão pela floralidade elegante das Rosas e a maciez da madeira ambarada do cashmeran. Esta é uma fragrância viciante, de aconchego, que abraça", avalia Helen.

Jardim Real: Versatilidade e sofisticação

Jardim Real exalta o frescor das flores e nos transporta para os exuberantes parques e jardins do Rio de Janeiro no século XIX. Uma união entre a naturalidade cítrica e efervescente das notas de bergamota e mandarina, com a delicadeza romântica das flores, evidenciando a flor de laranjeira como protagonista da criação.

O fundo clássico amadeirado de sândalo e patchouli dão o toque final de sofisticação e versatilidade!

  • notas de topo: bergamota, mandarina e pimenta rosa;
  • notas de corpo: flor de laranjeira, jasmim sambac e magnólia;
  • notas de fundo: sândalo, musk e patchouli.

O perfume é ideal para quem não abre mão do frescor, mas busca mais intensidade num cítrico floral, ainda mais sofisticado e elegante. Segundo Helen, é uma fragrância que vai bem em várias ocasiões: desde ambientes casuais aos formais.

"Apesar de intensa, seus pontos fortes são as notas cítricas e florais, por isso sugerimos repor após umas 5 horas para que esses elementos voltem a ser sentidos e desfrutados novamente".

Elixir 1870: seu passaporte para o frescor das montanhas de Teresópolis

Elixir 1870 é um perfume amadeirado aromático cítrico, que traz uma nova interpretação dos frescores aos quais você se acostumou.

Com pinho em sua composição, a ideia aqui é levar você a um passeio pelas montanhas de Teresópolis no fim do século XIX, com “aquele cheiro de terra morna sob o sol, que também evoca a pureza dos cítricos e aromáticos, trazendo essa proximidade da natureza”, aponta Helen Augusto. Conheça melhor a pirâmide olfativa deste perfume da linha Vintage:

  • notas de topo: manjericão, limão-siciliano e laranja;
  • notas de coração: murta, cardamomo e alecrim;
  • notas de fundo: pinho, lavandim e cedro.

Para Helen, a fragrância a levou direto para os anos 70, especialmente pelas notas de pinho. “Mas não é um perfume que parou nessa década, pois é moderno.

Para mim, trata-se de um novo cítrico, que captura a elegância de uma Era centenária”. Notas cítricas, de especiarias e aromáticas são as que ganham destaque, trazendo um frescor verde moderno, com a substantividade do cedro.

Assim, estamos diante de um cheiro que vai fazer sucesso com os homens e também com as mulheres, que devem se encantar por esse perfume que faz uma leitura diferente dos cítricos que existem no mercado. Sem falar que é perfeito para os dias de verão e calor intenso.

Boemia: um convite à sensualidade e ousadia

Dos novos perfumes Vintage, a sensualidade e o mistério estão representados no Boemia, um oriental amadeirado único em sua composição. O nome faz referência à efervescente Lapa no começo do século XX, bairro carioca marcado pela agitação e vida boêmia.

“Ele traz um ar levemente fresco e especiado sob notas quentes e sedutoras”, explica Helen Augusto. Também é exótico e captura bem os cheiros das especiarias. Inclusive, para Helen, são elas que protagonizam essa fragrância logo na saída. Entenda melhor a composição das notas do Boemia:

  • notas de topo: pimenta-preta, noz-moscada e lima;
  • notas de coração: gerânio, cedro e olíbano;
  • notas de fundo: sândalo, couro e tabaco.

Com as notas de fundo de couro e tabaco, você poderia imaginar que se trata de um cheiro considerado mais masculino, certo? Mas não, e segue super compartilhável! “Ele é envolto em pimenta e noz-moscada, que quebram as notas de fundo.

Também tem olíbano, que traz um toque de limão e incenso à fragrância, por isso digo que ele traz um ar levemente fresco”. O sândalo, uma das notas de fundo, envelopa o perfume com um toque aveludado.

O perfume é perfeito para homens e mulheres que querem ser notados, pessoas resolvidas, impetuosas e quem amam uma novidade. Também é o cheiro ideal para aquele momento em que você deseja marcar sua presença com intensidade e um toque de inovação.

Infusão Botânica: natureza vibrando com muito frescor

Infusão Botânica tem um frescor inusitado e intrigante. Suas notas especiadas e aromáticas dão muita personalidade à criação e o transformam numa fragrância revigorante, que conecta com a natureza pelos seus ingredientes naturais.

O fundo confortável fica por conta das notas amadeiradas de cashmeran e vetiver. É o equilíbrio perfeito entre frescor e conforto!

  • notas de topo: semente de coentro, pimenta preta e limão;
  • notas de corpo: notas verdes, cardamomo e peônia;
  • notas de fundo: cashmeran, musk e vetiver.

Para Helen, Infusão Botânica é uma criação compartilhável, vibrante e de muita brasilidade. "Uma fragrância elegante com especiarias frias e quentes, que refrescam e trazem a sofisticação ao melhor estilo aromático italiano", conta.

Imperial: a perfeita união do vintage com o século XXI

O Imperial é o terceiro perfume da linha Vintage, um floral cítrico musk, que mistura delicadeza com frescor.

A nossa inspiração para a fragrância é trazer um misto de brasilidade e influência portuguesa do fim do século XIX, quando os produtos Granado começaram a se destacar entre a elite carioca, ganhando o título de “Pharmácia Oficial da Família Imperial”.

“Para mim, o Imperial combina a riqueza do vintage, a autenticidade do final do século XIX, com a transparência e o frescor do século XXI”, comenta Helen Augusto. E como isso se traduz no caminho olfativo? Olha só:

  • notas de topo: bergamota, mandarina e chá branco;
  • notas de coração: magnólia, rosa e muguet;
  • notas de fundo: sândalo, mate e musk.

“É muito elegante, tem rosa e muguet com toque de frutas vermelhas, mas essas frutas vêm da magnólia, que tem um lado de fruta vermelha.

Com o toque de chá branco, o Imperial ganha uma tonalidade limpa e uma pitada de verde. O mate e o sândalo, ao fundo, trazem notas aveludadas e confortáveis a essa fragrância. Por fim, o musk envelopa tudo isso com muita sofisticação”, explica a especialista em perfumaria.

É um perfume leve, mas que dura na pele. Por isso, amantes de cítricos e levezas vão se interessar pela novidade. Como toda nossa linha de fragrâncias, é compartilhável, podendo ser usado por homens e mulheres.

Segundo Helen, é perfeito para usar no dia a dia ou para encontros casuais à noite. “Ele é luxuoso e formal, sem deixar de ser casual e alegre. Para mim, remete à encontros inesperados e à vontade de estar junto”.

Folia: celebração das culturas brasileiras

Folia relembra o calor e a cultura brasileira, além de contar com uma fragrância cheia de personalidade. Ele combina miscelânia, que traz à memória as festas típicas do Brasil, com a delicadeza do alcaçuz. Tem a harmonização floral do Osmanthus e o toque de baunilha, com notas adocicadas que florescem sua personalidade única e intensa.

Para isso, Folia segue o caminho olfativo da seguinte forma:

  • notas de topo: bergamota, tangerina e noz moscada;
  • notas de corpo: osmanthus, flor de laranjeira e alcaçuz;
  • notas de fundo: sândalo, baunilha e musk.

Para Helen, homens e mulheres que gostam de fragrâncias adocicadas, e diferentes das fragrâncias doces do mercado, irão se apaixonar por Folia. "Ela tem uma delicadeza e um dulçor confortável, nada enjoativo, que fica horas na pele. Combina com diversas ocasiões, como o ambiente de trabalho ou eventos com amigos, e perfeita para dias mais frios". 

Expedição: aventura pela Mata Atlântica

Expedição é mais um dos perfumes da Granado Vintage que vão ganhar o seu coração. Cheio de contrastes, ele representa um convite para transitar entre as folhas densas da mata atlântica combinada com notas amadeiradas que vão trazer conforto e delicadeza.

De família olfativa Floral Amadeirado Especiado, o perfume é composto por: 

  • notas de topo: bergamota, limão e pimenta preta;
  • notas de corpo: íris, olíbano e pinho;
  • notas de fundo: âmbar, cedro e sândalo. 

Com uma embalagem incrível que conta com uma luxuosa trama em estilo art nouveau aplicada em hot stamping dourado, que ilumina a ilustração e o destaca de todos os outros produtos da linha Vintage, ele representa uma boa opção de presente.

Dentro da caixa, um texto conceitual conta a história e inspiração do perfume. Além disso, contam com válvulas personalizadas com o logo especial da Granado. São frascos que encantam os olhos e fragrâncias que conquistam o olfato logo nas primeiras notas.

Cada perfume passa por um meticuloso processo de maceração, uma prática realizada por poucas perfumarias no mundo. Ela é responsável por garantir uma perfeita harmonização e maturação das notas olfativas.

Como nossos sentimentos e intenções estão sempre mudando, você não precisa escolher apenas um perfume da Linha Vintage Granado. Pelo contrário, pode mostrar detalhes da sua personalidade de acordo com a fragrância escolhida. Todos os perfumes Granado Vintage estão presentes nas lojas Granado e aqui no site. Descubra mais sobre cada um deles e escolhe o seu favorito!

Quer experimentar os perfumes da Linha Vintage? Então, não perca mais tempo e escolha os seus preferidos em nosso site!

Carregando...
1689 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Posts relacionados