Quais são as principais causas para a queda de cabelo?

Quais são as principais causas para a queda de cabelo?
Publicado em: Bem-estar

Entenda quais são os tratamentos e como ter uma rotina que ajuda a evitar a queda!

A sensação é conhecida: você passa a mão pelo cabelo e saem muitos fios. O travesseiro e as roupas também ficam com mais cabelo, sem falar do tanto que cai na hora de lavar. Chega a ser desesperador, não é? Mas a queda de cabelo é um problema mais comum do que você imagina.

A boa notícia é que existem tratamentos variados — que devem ser feitos caso a caso. E você também pode prevenir o problema com uma rotina de cuidados. Para falar sobre esse assunto, a convidada aqui do blog é a especialista em Tricologia, Viviane Coutinho, que atua há mais de 14 anos na área. 

De bons hábitos a técnicas corretas de lavagem, ela traz informações importantíssimas para você lidar com a queda de cabelo e trazer mais saúde para fios e couro cabeludo!

Será que sua queda de cabelo está fora do normal?

Você já deve ter ouvido que nós perdemos até 100 fios por dia, certo? E isso é natural, já que nosso cabelo está sempre passando por três fases distintas. “Primeiro, temos o período de crescimento do cabelo, seguido da fase catágena, quando ele deixa de crescer. A última fase é a de repouso, em que o fio passa a cair".

"Nos padrões normais, o que cai é pouco perto do que está nascendo. Porém, quando a parte de crescimento se transforma em queda, essa porcentagem de fios que caem aumenta — e é quando as pessoas percebem no manuseio, no lavar e vão deixando rastros por onde passam”, explica Viviane.

Queda de cabelo, calvície e quebra de cabelo: você conhece as diferenças?

É muito comum a gente confundir esses três. O eflúvio telógeno é o aumento da queda diária que comentamos. Em compensação, a calvície, como a especialista conta, “não é queda, mas um processo chamado de miniaturização, pois o cabelo vai nascendo mais fino”.

Já a quebra do cabelo pode acontecer após algum procedimento mais agressivo, como luzes ou outros que não foram bem-feitos. “Esses processos agem na fibra do fio, não no folículo piloso, mas, em geral, as pessoas não percebem a diferença”.

Quais são as causas da queda de cabelo?

Para que a queda de cabelo seja tratada adequadamente, descobrir a causa, ou as causas, é o passo inicial. Como você poderá ver a seguir, elas são bem variadas.

Fatores hormonais

Um exemplo clássico são as pausas no anticoncepcional. “Quando uma mulher para de usar contraceptivo, o recebimento de hormônio, com o qual o corpo estava acostumado, é interrompido e isso pode ocasionar a queda de cabelo”, explica Viviane Coutinho. 

“Assim como o pós-parto — as pessoas culpam a anestesia por fazer cair cabelo, mas o motivo maior é o declínio hormonal. Afinal, antes, você tinha mais hormônio, já que havia uma outra vida dentro de você. O estresse pós-anestesia até influencia, mas a questão hormonal fala mais alto”, conta a especialista.

Alimentação

Se você faz dietas muito restritivas, pode ter como efeito a queda de cabelo. “A gente precisa entender que o cabelo é um anexo do corpo, não é um órgão vital. Assim, os nutrientes seguem primeiro para os órgãos e o que resta vai para cabelo e unha. Entretanto, quando a dieta é muito restritiva, não sobram nutrientes”, comenta Viviane. Além disso, uma alimentação pouco balanceada e sem qualidade também impacta a saúde dos fios.

Cigarro e álcool

A nicotina, substância presente nos cigarros, é uma grande vilã da saúde como um todo. O motivo? “Ela complica o aporte de nutrientes para todo o corpo, incluindo o cabelo”. 

Na prática, a nicotina compete diretamente com os nutrientes dos alimentos, ou seja, as células absorvem a nicotina e quase não conseguem absorver os nutrientes, impactando sua saúde em geral, mas também a dos fios.

Com o álcool, é a mesma coisa. O excesso de bebida gera inflamação em todo o corpo, que prejudica o metabolismo e pode causar ou intensificar a queda de cabelo.

Estresse

Não é nada normal a gente ficar estressada o tempo inteiro, porque isso vai influenciar na saúde e também na saúde dos cabelos. “O estresse libera substâncias e hormônios, como o cortisol, que faz com que o folículo capilar receba menos nutrientes”, diz a tricologista. Enfraquecidos, é normal que os fios caiam mais.

Química de transformação

A química de transformação é aquela feita bem rente ao couro cabeludo, como progressivas e alisamentos. “O couro cabeludo absorve esses produtos, que vão agir lá dentro. Uma vez que eles têm um pH diferente do pH do nosso couro, haverá uma alteração da microbiota, que pode influenciar no ciclo do cabelo”, explica Viviane.

Como acertar no tratamento para a queda de cabelo?

Qualquer tratamento para a queda de cabelo pede uma avaliação clínica e terapêutica, sabia? “É que nossos sistemas corporais estão todos interligados. Por exemplo, uma disfunção no intestino compromete a absorção de nutrientes, que impacta o folículo, prejudicando o cabelo."

"Gosto de dizer que o cabelo é um marcador de saúde. Se eu tenho cabelo saudável, muito provavelmente é porque eu estou saudável. E o contrário também é verdade”, explica a especialista.

Viviane também aponta um erro bem comum: “muita gente se esquece do couro cabeludo e foca o tratamento dos fios, que apenas o maquiam, sem tratar o couro”. Quanto à indicação de tratamento, “faço um exame do couro e da fibra de cabelo. É preciso equilibrar a oleosidade e os processos inflamatórios que estão prejudicando o couro”, comenta. 

Quais são os cuidados para evitar a queda de cabelo?

Seja para quem está em tratamento quanto para quem não quer ter problemas futuros quanto à queda de cabelo, a especialista passa conselhos que fazem toda a diferença:

  • praticar atividades físicas;
  • ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes;
  • beber água, porque a hidratação também é interna;
  • não fumar nem beber álcool para não prejudicar o aporte de nutriente;
  • dormir bem, para que o corpo tenha sempre energia.

Mas, além disso, a lavagem do cabelo é essencial. “A frequência de higienização é importantíssima. Se você não conhece seu cabelo, faça isso em dias alternados ou, no máximo, a cada dois dias. No frio, as pessoas lavam menos, o que aumenta a oleosidade. Além de usar água quente, que estimula as glândulas sebáceas”. Isso pode ocasionar uma dermatite seborreica, que influencia na queda de cabelo também.

A forma de lavar também é um diferencial: massageie o couro cabeludo suavemente e deixe o xampu agir. “O produto tem propriedades importantes que não fazem efeito se você não espera esses minutos”.

Outro cuidado é ler os rótulos e entender se eles podem ser aplicados no couro ou somente no comprimento. E tem mais: “dormir de cabelo úmido ou prender o cabelo molhado provoca a proliferação de fungos, que também prejudica a queda”, conta Viviane. 

A queda de cabelo tem tudo a ver com a sua saúde e pode afetar a sua autoestima. Então, além de levar uma vida saudável e ter atenção às dicas que Viviane passou, consulte um médico logo que sentir que alguma coisa não está normal, ok?

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então, siga a gente no Instagram e no Facebook para saber das atualizações do blog da Granado!

Carregando...
3712 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Viviane Coutinho
Viviane Coutinho

É fisioterapeuta especialista em Tricologia, certificada pela Associação Internacional de Tricologia e professora da Academia Brasileira de Tricologia. Ela atua na área há 14 anos.