Como escolher um shampoo para seu pet?

Como escolher um shampoo para seu pet?
Publicado em: Pet

O banho é importante para o cachorro, mas ele precisa do shampoo ideal para garantir uma limpeza suave e de acordo com suas características

A hora do banho é um momento importante para os cães, pois além de eliminar as impurezas, deixa os pelos saudáveis e cheirosos. No entanto, é preciso saber escolher corretamente o shampoo para pets, já que cada animal tem suas próprias características. Desta forma, os produtos precisam ser indicados conforme o tipo de pelo e pele.

Mesmo com variados segmentos de higiene e cosméticos no mercado para pets, encontrar o shampoo ideal não é uma tarefa difícil. Você só precisa considerar alguns fatores para manter a saúde e o bem-estar do animal.

São alguns detalhes simples que às vezes a gente acaba esquecendo na hora de fazer as compras. Então, anote as informações que traremos a seguir para escolher bem o próximo shampoo e garantir que seu pet ficará anda mais fofo, cheiroso e saudável!

Qual a importância da escolha do shampoo?

Muitos donos de pets tendem a não se atentar para uma regra importante, que é restringir suas escolhas e utilizar produtos destinados apenas à higiene canina, e acabam usando o próprio shampoo no pet. É verdade que o produto para cabelo funciona no couro cabeludo, mas pode causar danos para a pele do animal.

Isso porque os pets têm a pele com um pH diferente dos humanos. Assim, além de alterar o equilíbrio dos pelos, deixando o local propício para parasitas, bactérias e fungos, o produto inadequado também pode causar ressecamento, irritações e alergias.

Para quem gosta do cheiro e os efeitos do próprio shampoo, temos uma boa notícia. No mercado há produtos com fragrância bem agradáveis como aqueles para humanos, mas fabricados conforme a necessidade de cada animal.

Como escolher o shampoo para pets?

As características variam dos animais, e se engana quem acredita que qualquer shampoo para pets serve. Isso porque, assim como nós, os bichinhos também precisam de um tratamento adequado para a sua pelagem e pele. Por isso, para não errar no momento da compra, listamos o que você precisa considerar antes de comprar o produto!

Características da pelagem

Com a maior diversidade de raças, os cães e gatos domésticos têm suas peculiaridades. Alguns têm uma pelagem sedosa e fina, enquanto outros, pelos mais secos e grossos. Mas, além dessas características, o tamanho e a cor da pelagem podem influenciar na hora da escolha do shampoo ideal.

Pelos claros e escuros

Se o seu cãozinho ou gatinho tem uma pelagem clara, com o tempo ela pode se tornar amarelada. Nesse caso, o ideal é utilizar shampoos que mantenham a cor natural. Por outro lado, se o bichinho é dono de pelos escuros, dê preferência para produtos que mantenham o brilho e removam a oleosidade, evitando perda da vivacidade da cor.

Pelos curtos e longos

A pelagem curta dos pets tende a cair com mais frequência, em vista disso, é melhor decidir por shampoo para pets que ofereçam uma boa nutrição. Os bichinhos com pelos longos, por sua vez, necessitam de produtos que ajudem no desembarace dos fios.

Para os demais, que não se enquadram em nenhum desses casos, escolher um shampoo neutro é uma boa opção. Além de serem mais em conta, esses produtos podem ser usados pela maioria dos animais.

Sensibilidade da pele

Alguns animais podem ter uma pele ainda mais sensível do que as pessoas e desenvolver até alergias, perda de pelos e coceiras. Para eles, vale a pena consultar um veterinário para realizar um tratamento e pedir orientação sobre qual produto ideal para utilizar.

Os cuidados precisam ser ainda mais especiais na hora do banho, utilizando shampoos com formulações naturais e extremamente suaves. Em geral, os shampoos hipoalergênicos e dermatológicos são os mais recomendados, pois não têm perfumes e cores artificiais como outros produtos.

Assim, esses shampoos ajudam no controle da alergia e coceira dos cães de pele sensível, evitando o ressecamento e irritação. Sua composição hidrata e suaviza, atuando como uma barreira de proteção.

Qualidade da formulação

Outro ponto a analisar é a qualidade da formulação do shampoo para pets, pois é de extrema importância que o produto contenha insumos e ingredientes seguros para os animais.

Isso é importante porque a pele tem a capacidade de absorver os produtos que são aplicados sobre ela. Então, no caso de um shampoo de má qualidade, os componentes químicos podem prejudicar a saúde do pet, causando ressecamento, danos aos pelos, entre outros.

Portanto, opte por produtos que tenham sua formulação reconhecida como segura e adequada, e esteja de acordo com as características e raça do seu pet. Não se esqueça, também, de se atentar para as informações contidas no rótulo.

Em geral, os shampoos com componentes naturais como jojoba, Aloe Vera, mel, glicerina e aveia, oferecem os nutrientes necessários para o pelo e pele do seu pet, sem causar problemas ao animal.

Fragrância

Para nós, o cheiro do shampoo para pets é algo bastante agradável, o que faz a gente escolher aquele que dura mais no pelo do animal. Contudo, é importante lembrar que os cachorros, por exemplo, têm o olfato muito mais aprimorado.

É por isso que determinadas fragrâncias podem ser muito fortes para eles, causando irritação, espirros frequentes, além de reações alérgicas na pele. O ideal é escolher um produto que não tenha um cheiro intenso e atenda as necessidades do seu cão.

Os mais comuns no mercado são os shampoos que exalam extratos de frutas e plantas, como pêssego, morango, erva doce, Aloe e Vera, entre outros. Geralmente, são feitos a partir de compostos naturais e deixam uma fragrância agradável, mas sem exageros, sendo benéficos para a saúde do pet.

Idade do pet

Os animais mais idosos merecem cuidados redobrados na hora do banho. Assim, juntamente com o veterinário, é possível escolher o shampoo ideal para os pets sênior, que contenham ingredientes hidratantes e que protegem a pele.

Já para os filhotes, os shampoos com compostos mais leves e suaves proporcionam a nutrição adequada para a pelagem dos pequenos. Entretanto, os recém-nascidos e filhotinhos muito novos, por questão de saúde e recomendação veterinária, precisam esperar suas 12 semanas de vida para iniciar os banhos.

Manifestação de pulgas ou doenças de pele

Em geral, os cães são os animais muito propícios a pegar pulga ou sarna em alguma fase da sua vida, mas isso não é razão para se desesperar. Existem muitos produtos que são destinados especificamente para tratar esses problemas, como o sabonete de enxofre da Granado.

Contudo, é importante observar se há manifestações de pulgas ou outras doenças de pele no pet, já que nos casos iniciais e temporários o uso do shampoo ou sabonete é eficiente para ajuda a eliminar nos primeiros sintomas, mas em caso mais graves, é imprescindível a ida ao veterinário.

Como o shampoo interfere na saúde dos animais?

A escolha do shampoo para pets é um momento importante, pois além de deixá-los cheirosos e bonitos, ainda promove uma limpeza profunda da pelagem e pele do seu bichinho. Então, sempre priorize a saúde e bem-estar do seu animal. Vale ressaltar que os banhos não devem ser dados todos os dias, pois a característica do pelo é diferente do que vemos em humanos.

Sendo assim, a frequência pode variar de um animal para o outro. Para as raças que têm pelagem oleosa, por exemplo, o banho pode ser dado no máximo uma vez por semana; enquanto os cães com menos oleosidade na pele, recomenda-se de 15 em 15 dias, ou uma vez no mês.

Contudo, é necessário seguir as instruções de um médico veterinário, para que ele possa indicar a frequência adequada de banho de acordo com as características do seu bichinho.

Por que escolher o Granado?

Seu pet merece cuidados especiais na hora do banho, não é mesmo? A Granado tem uma linha especial para ele, com produtos especialmente desenvolvidos para garantir segurança e saúde para o cachorro. Colocamos toda a nossa tradição de produtos de bem-estar também para os pets, a fim de garantir uma limpeza delicada e aumentar a qualidade de vida dos animais.

São shampoos para pets, sabonetes, condicionadores e outras formulações com eficácia e qualidade comprovada. Todos os nossos produtos da linha Pet foram desenvolvidos com fórmula suave, com a qualidade dos produtos Granado e objetivo de minimizar possíveis alergias e coceiras.

Seu pet merece esse carinho! Acesse o nosso site para conhecer as várias opções de produtos para o seu melhor amigo!

Carregando...
778 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.