Quais são as etapas de uma boa rotina de skincare?

Quais são as etapas de uma boa rotina de skincare?
Publicado em: Bem-estar

Adotar uma rotina de skincare é fundamental para manter a pele mais bonita e saudável!

Todos os tipos de pele precisam de cuidados especiais, para que ela esteja livre de impurezas, hidratada, nutrida e saudável. Por isso, ter uma rotina de skincare é essencial.

Nela, são realizados cuidados em diferentes etapas, com produtos específicos utilizados e em uma ordem determinada, de acordo com as necessidades de cada pessoa. O resultado é uma pele renovada, protegida e radiante.

Esses cuidados precisam ser adotados de dia e de noite, e nós mostramos para você quais são as etapas essenciais para realizar um bom skincare. Cuide bem da sua pele para ter ainda mais saúde e bem-estar!

Qual é a importância dos cuidados com a pele?

Para se conquistar uma pele saudável, é importante adotar diferentes tipos de cuidado. Eles começam com uma boa alimentação e bons hábitos — afinal, a beleza e a saúde da pele dependem do equilíbrio do organismo —, mas também é necessário criar uma rotina de skincare, pois os cuidados de fora para dentro são importantes, já que a superfície da pele sofre agressões.

Ela fica exposta a sol, poluição, poeira e vento, o que facilita o acúmulo de impurezas, além de favorecer o envelhecimento precoce e causar ressecamento. E não podemos esquecer os produtos que utilizamos, como a maquiagem, que não podem permanecer 24 horas aplicada na pele.

Considerando essa realidade, o que podemos fazer para evitar manchas, rugas, linhas de expressão, cravos e outros problemas é adotar os cuidados de skincare. Essa rotina precisa ser praticada diariamente para preparar a pele para o dia e, depois, para garantir que ela esteja pronta para descansar e se renovar.

Quais são as etapas do skincare?

Existem diversos cuidados para pele que você pode incluir em seu skincare, mas três deles não podem ficar de fora da rotina. São: limpeza, hidratação e proteção.

Limpeza

Realizada com sabonete, gel ou espuma, essa etapa vai remover resíduos, impurezas e o excesso de oleosidade da pele (caso sua pele necessite desse cuidado) para que ela esteja livre de toda a sujeira. Isso evita que os poros sejam obstruídos.

Hidratação

Os produtos hidratantes não têm a função de deixar a pele mais oleosa, mas sim de impedir que ela perca a sua umidade natural. Por isso, mesmo quem tem a pele oleosa ou com acne precisa cumprir essa etapa, usando o produto adequado para a sua pele.

Proteção

Finaliza o skincare, sendo indispensável principalmente na rotina da manhã. É o momento em que aplicamos o protetor solar, importantíssimo para garantir a saúde da pele e evitar que o sol cause envelhecimento precoce, manchas e até o câncer de pele.

Como fazer um bom skincare?

O skincare deve ser feito de manhã e à noite, como já antecipamos. É preciso criar uma rotina de verdade, escolher os produtos certos e cumprir as etapas na sequência adequada para que a pele responda bem a esses cuidados. Veja como acertar com sua rotina!

Invista em cuidados adequados

Nem sempre os produtos que fazem bem para a pele de uma pessoa são adequados para outra. Cada um apresenta necessidades distintas, em função das características da sua derme

Então, analise a sua pele e adote os cuidados ideais para ela. Eles variam bastante para quem tem acne, pele seca, sensível, dermatite atópica, excesso de oleosidade, e assim por diante.

Tenha horários bem definidos

Definir horários para fazer o seu skincare vai ajudar você a não se perder da sua rotina de cuidados com a pele. Então, estabeleça um momento seu, seja antes ou depois do café da manhã, durante o banho ou antes de dormir. Assim, fica mais fácil se tornar um hábito e você vai manter o ritmo da sua própria pele.

Faça hidratações

Não se esqueça de que a pele não precisa somente de limpeza. Essa é a etapa básica, mas, em seguida, é fundamental aplicar um produto para manter a hidratação. Isso precisa ser feito nos dois períodos de cuidados.

Diferentemente do que muitos pensam, a produção de sebo, que deixa a pele oleosa, não é o que garante a hidratação dela. Isso é feito pela água, a umidade natural da derme. No processo de hidratação, utilizamos produtos que ajudam a reter essa umidade, evitando que ela evapore ao longo do dia, como o Fluido Hidratante Facial, que tem Vitamina E e manteigas de murumuru e karité.

Esfolie às vezes

A esfoliação precisa ser incluída em sua rotina de skincare, porque os produtos utilizados têm um certo grau de abrasividade, ou seja, são mais ásperos. Essa aspereza ajuda a remover as células mortas que não se desprendem facilmente da pele, que, então, fica muito mais macia, se renova e, ainda, não sofre pela obstrução dos poros.

Apesar desses excelentes benefícios, a esfoliação não pode ser praticada todos os dias. Se fizermos isso, vamos lesionar a pele, porque ela ficará sensível demais. Então, prefira fazê-lo apenas uma vez por semana, no máximo duas, caso você tenha uma pele oleosa e com tendência para acne e cravos.

Complemente os cuidados

Lembra que falamos que cada pele tem uma necessidade diferente? Sendo assim, seu skincare deve ser complementado com cuidados específicos de acordo com aquilo de que a sua derme precisa. Quem tem dermatite atópica, por exemplo, tem demanda por um processo de hidratação ainda mais intenso e pela aplicação de produtos para controlar sintomas.

Esses cuidados extras precisam estar de acordo com a orientação do seu dermatologista. Nunca se automedique, mesmo que sejam somente cosméticos. De toda forma, há outros dois cuidados que também são importantes para pessoas de qualquer tipo de pele. Um deles é a remoção total da maquiagem que foi usada ao longo do dia.

É importante aplicar um demaquilante facial para remover esses produtos, pois eles não vão deixar a pele respirar, além de aumentarem o risco de os poros ficarem obstruídos. E lembre-se: não saia de casa sem usar um bom protetor solar.

O ideal é que ele tenha um fator mínimo de 30 contra raios UVA e UVB. Para quem tem pele oleosa, é interessante optar por aqueles com toque seco; e para pele seca, o ideal são os que mantêm uma hidratação prolongada.

Quais produtos podem ajudar?

Atualmente, existe uma grande quantidade de produtos destinados para cuidados com a saúde e a beleza da pele. Por isso, você tem diversas opções para acrescentar ao seu skincare e alcançar os melhores resultados.

Os básicos são sabonete, gel ou espuma de limpeza, hidratantes e protetor solar específico para o rosto, mas também existem opções de esfoliante e demaquilantes, sobre os quais já falamos.

Você pode usar, ainda, máscaras faciais, que são indicadas de uma a três vezes por semana, dependendo do tipo de produto e seus efeitos. Os tônicos são ideais para fechar os poros e devolver o viço da pele. Outro que está muito em alta é a água micelar ou água de limpeza, pois ajuda a limpar e, ao mesmo tempo, tonificar a pele.

Verifique atentamente a qualidade dos produtos, os componentes da fórmula, se provocam alergias, entre outros detalhes. Prefira as marcas que são reconhecidas no mercado e que comprovam sua eficácia e segurança.

Como a Granado pode ajudar?

A Granado tem uma linha de produtos voltados para cuidados com a pele do corpo e do rosto. Você pode montar toda a sua rotina de skincare com eles tendo a certeza de estar usando formulações seguras, que cumprem o que prometem, promovendo um cuidado suave e que vai garantir proteção e saúde para sua pele.

Os produtos da Granado têm uma grande tradição e estão entre os preferidos dos brasileiros — além de serem feitos com base em ingredientes vegetais, enriquecidos com extratos de ervas e plantas. Ainda, eles respeitam o pH e as características da pele e não são testados em animais. A linha Granaderma conta com produtos que vão de sabonetes ao Creme Noturno Antirrugas.

Com a Granado, você pode criar um skincare que funcione de verdade. Assim, vai aproveitar todos os benefícios que essa rotina de cuidados oferece, além de manter um perfume prolongado, que aumentará a sua sensação de bem-estar!

Acesse o site da Granado e conheça todos os nossos produtos para cuidar da beleza e saúde da sua pele!

Carregando...
1443 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Sais de banho: entenda como aproveitar seus benefícios!
Carregando...
[…] do corpo e da mente. Isso explica por que muitas pessoas transformam a rotina de higiene em um ritual de cuidados pessoais. Nessas horas, o uso dos sais de banho pode deixar tudo mais […]
Qual é a importância dos cuidados com a pele negra? Entenda!
Carregando...
[…] glândulas sebáceas sejam mais ativas, o que, consequentemente, aumenta a oleosidade. Assim, uma rotina de cuidados é essencial para deixá-la mais […]
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado