Você sabe o que é dermocosmético?

Você sabe o que é dermocosmético?
Publicado em: Bem-estar

Para garantir a saúde e o bem-estar da pele é preciso usar os produtos certos

O nosso corpo precisa de cuidados diários. Para ajudar a definir uma rotina que atenda às suas necessidades, a cada ano surgem no mercado produtos avançados que contribuem com uma aparência ainda melhor. E, como existem diferentes categorias de cosméticos, é fundamental conhecê-las bem para acertar na escolha.

Entre as soluções mais procuradas no mercado estão os dermocosméticos, produtos que agem de diversas formas e podem ser utilizados para problemas de pele variados. Mas, você sabe o que é dermocosmético, como ele funciona e quais são as diferenças entre ele e os cosméticos comuns?

Para responder a essas questões e ajudar no uso adequado desses itens em sua rotina de skincare, continue a leitura deste artigo que preparamos especialmente para você!

O que é dermocosmético?

O dermocosmético é uma categoria de produto que está entre o cosmético e o medicamento, tendo como principal objetivo o tratamento e a prevenção de danos à pele. Em sua composição estão presentes substâncias com ação cosmética e dermatológica que focam tanto na beleza quanto na saúde.

Assim, os dermocosméticos podem ser utilizados para diversos problemas dermatológicos, desde acnes e manchas até cicatrizes, rugas e flacidez. Eles são disponibilizados em diferentes formatos: cremes, loções, pomadas e até maquiagens.

Geralmente, os produtos dessa categoria não contêm corantes e conservantes, o que reduz bastante o risco de alergias e irritações, principalmente para quem tem pele sensível. Para ser classificado como dermocosmético, o produto precisa passar por testes que comprovem sua eficácia.

Esse é um dos motivos que faz com que essa categoria tenha um preço mais elevado que os cosméticos comuns. Afinal, sua produção envolve muitas pesquisas, produção de ativos e estudos de eficácia, ou seja, um processo complexo com alto gasto financeiro.

Qual é a diferença em relação aos cosméticos regulares?

Como vimos, o dermocosmético é mais que um simples produto de beleza. A principal diferença, no entanto, está ligada à atuação desses produtos: enquanto os dermocosméticos agem nas camadas mais profundas da pele, os cosméticos comuns atuam de modo superficial.

Os produtos que agem nas primeiras camadas proporcionam mudanças imediatas, mas que não duram muito tempo. Enquanto isso, aqueles que atuam de modo mais profundo tratam o problema em longo prazo. Dessa maneira, ambos se complementam: o tratamento desejado combinado à melhora da aparência.

E em relação aos nutricosméticos?

Vimos anteriormente que os produtos para o cuidado com a pelee a promoção da beleza são divididos em categorias. Você já conheceu duas delas (cosméticos e dermocosméticos), mas existem ainda outras, como os nutricosméticos. Sabe como eles funcionam e qual a diferença deles para os dermocosméticos?

Os nutricosméticos são as chamadas "pílulas da beleza". São vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos, óleos, fitoterápicos e ácidos graxos formulados com o objetivo de repor as deficiências nutricionais.

Também conhecidos como nutracêuticos, esses produtos ajudam a combater rugas, queda de cabelo, unhas fracas, flacidez entre outros. Desse modo, apesar de conter a palavra “cosmético” em seu nome, não se trata de um produto de uso tópico, e sim de pílulas que promovem a beleza de dentro para fora.

Elas atuam em determinada deficiência nutricional, proporcionando tanto a melhora da aparência quanto benefícios à saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não considera os nutricosméticos alimentos, mas classifica-os como suplementos nutricionais, que são encontrados sob a forma de cápsulas, shakes, pós e balas.

Como identificar uma linha de dermocosméticos de qualidade?

Devido à grande procura por esse tipo de tratamento, existem, atualmente, diversas marcas e produtos disponíveis no mercado. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa de turbinar os cuidados com a pele.

O primeiro passo é definir sua meta com o tratamento para, então, identificar qual tipo de cuidado será necessário no seu caso. Com esse objetivo em mente, é importante fazer uma avaliação da pele com um profissional especializado a fim de identificar as melhores opções.

A partir daí, fica mais fácil encontrar quais dermocosméticos são mais eficazes para aquele problema específico. Após determinar a linha de tratamento — como oil-free para combater acne, hidratante para peles ressecadas etc. — chegou a hora de escolher os produtos de melhor qualidade.

Para isso, vale checar algumas características, como:

  • uso de alta tecnologia;
  • presença de extratos vegetais;
  • ativos de alta performance;
  • baixo percentual de tensoativos, que proporcionam uma limpeza suave;
  • textura leve;
  • ausência de corantes e parabenos;
  • embalagem prática.

Quais são os dermocosméticos indicados para tratamentos?

Devido às suas características, os dermocosméticos são bastante importantes para quem deseja manter a pele saudável e bonita. A variação de produtos e texturas está diretamente relacionada aos tratamentos dermatológicos aos quais são indicados.

Assim, existem itens direcionados para as diversas etapas do cuidado da pele, como higienização, hidratação, proteção solar etc. Além disso, por conter ativos com variadas aplicabilidades, um mesmo produto pode ter a função de hidratar, tratar acne e combater rugas, por exemplo.

A gama de opções disponíveis para essa categoria é bastante ampla, podendo ser utilizada por quem precisa de tratamento. De modo geral, podemos elencar alguns exemplos de produtos considerados dermocosméticos, que devem fazer parte de uma rotina de cuidados diários com a saúde da pele, tais como:

  • espuma de limpeza;
  • tônico hidratante;
  • tônico adstringente;
  • hidratantes com ativos antioxidantes;
  • séruns;
  • cremes anti-idade;
  • produtos de cuidado com as mãos;
  • sabonete antiacne;
  • gel facial hidratante;
  • protetor solar.

Depois de saber mais sobre o que é dermocosmético, viu como ele é importante para a saúde e a beleza da sua pele? Existem alguns produtos que são os queridinhos na rotina de cuidados, mas é preciso saber como utilizá-los para alcançar o resultado desejado.

Para aproveitar todos os benefícios é importante saber o que é mais indicado para o seu tipo de pele, viu? No nosso Guia Completo para Cuidar da Beleza em Casa, a gente dá todo o passo a passo e orientações do que é preciso fazer para colocar em prática sua rotina!

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre o assunto com a gente e agora já saiba como escolher os dermocosméticos que farão parte da sua rotina e deixarão a sua pele saudável.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e divida o conhecimento com seus amigos!

Carregando...
810 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado