Como criar ambientes aconchegantes e agradáveis?

Como criar ambientes aconchegantes e agradáveis?
Publicado em: Bem-estar

Será que existe algo mais prazeroso do que chegar em casa e sentir aquela incrível sensação de paz e tranquilidade? Nos últimos tempos, a verdade é que as pessoas estão passando mais tempo dentro das suas residências. Por este motivo, nada mais justo que tornar os seus ambientes aconchegantes e acolhedores, prontos para o descanso, o momento consigo mesmo ou os demais momentos em família. 

A boa notícia é que esse resultado pode ser facilmente alcançado. Um dos truques é investir em decoração própria para essa finalidade. E não se engane: são métodos simples e que podem ser integrados em qualquer cômodo, seja na sala de estar ou nos dormitórios.

Para ajudar você a garantir que o seu cantinho fique do jeito que sempre sonhou, trouxemos algumas informações valiosas e que farão toda a diferença nessa experiência. Olha só!

O que é um ambiente aconchegante e acolhedor?

De modo geral, podemos definir esses espaços como ambientes de qualidade, capazes de agradar diversos sentidos do corpo humano e, logo, proporcionar uma sensação de bem-estar.

Em alguns casos, também é possível promover inspirações e aflorar algumas lembranças especiais, como aquelas da infância, de uma viagem ou de qualquer outro momento que foi especial em sua vida. 

Cada pessoa tem suas próprias lembranças afetivas, assim como suas preferências por espaços, texturas, cores... Por isso é tão importante saber o que, de fato, é um ambiente aconchegante para você.

Benefícios de se dedicar a este espaço

Existem várias vantagens que podem ser aproveitadas ao criar ambientes aconchegantes dentro do lar, sabia? A seguir, te contamos as principais delas: 

  • você terá um verdadeiro refúgio para descansar e esquecer a rotina estressante; 
  • ao contar com um ambiente aconchegante, o nosso humor muda significativamente; 
  • é possível garantir mais qualidade de vida;
  • a funcionalidade também é um ponto forte, permitindo que o espaço se encaixe em suas necessidades diárias; 
  • o aconchego pode estar presente em ambientes de todos os estilos decorativos, do clássico até o industrial - isso vai do que é aconchegante para você.

Como criar ambientes aconchegantes e acolhedores?

Faça uma lista do que você considera aconchegante e acolhedor. Fotos? Lembranças de uma viagem inesquecível? Flores? Reúna tudo o que lembre bons momentos e transmita essa sensação agradável.

Em relação à decoração geral, o lado bom é que os ambientes aconchegantes são fáceis de alcançar. Nessa etapa, você só precisa ter um pouco de atenção e, claro, investir nos truques certos para essa finalidade. Veja quais são eles!

Use luz amarela

A iluminação é um fator determinante para quem deseja criar ambientes acolhedores. Nesse caso, recomendamos investir na luz natural — que, inclusive, oferece uma infinidade de benefícios à saúde dos moradores. Mais disposição, melhora no humor e auxílio na produção da vitamina D estão nessa lista. 

Em paralelo, cuidar da iluminação artificial também é importante. Ao longo desse processo, você pode substituir as tradicionais lâmpadas brancas (frias) pelas opções amarelas (quentes). Dessa maneira, o seu cômodo ficará mais iluminado e terá uma atmosfera mais intimista, ideal para relaxar ou criar recepções convidativas.

Inclua almofadas

Se você deseja criar ambientes aconchegantes, o uso de almofadas é uma ótima ideia. Em um primeiro momento, muitas pessoas acreditam que esse recurso é superficial, mas pode confiar: será possível notar como esses itens conseguem transformar um cômodo, proporcionando mais personalidade e relaxamento. 

Aqui, indicamos utilizar uma quantidade de almofadas razoável, que não ocupe um espaço excessivo e consiga criar um efeito harmônico. Você pode, inclusive, aproveitar a proposta para investir em tecidos e estampas que refletem a sua personalidade, desde que eles conversem bem com o restante do décor. 

Quer um exemplo? As opções coloridas são ótimas para adicionar mais vida em um sofá neutro, como é o caso das versões com estampas de listras, geométricas ou florais. Fica lindo!

Invista em tapetes

Assim como acontece com as almofadas, os tapetes são excelentes soluções para intensificar a proposta de acolhimento de um espaço. Versáteis e acessíveis, eles podem ser utilizados em inúmeros cômodos — basta ter cautela e bom-senso. 

Se você quiser ter certeza de que não vai errar na escolha, opte por um modelo da mesma cor que as cortinas. Assim, será possível valorizar a chamada "unidade visual" e obter um efeito mais satisfatório. Também é interessante experimentar as versões com pelos longos, principalmente se onde você mora o clima é mais ameno. 

Não se esqueça dos difusores de ambientes e velas aromáticas

Os perfumes influenciam na sensação de acolhimento de um ambiente. No entanto, ainda há muitas pessoas que têm a ideia de que as velas perfumadas e os difusores devem ser utilizados somente em datas especiais. 

Porém, muito além disso, tais produtos podem ser tranquilamente levados para o nosso dia a dia, a fim de deixar os cômodos aconchegantes e, até mesmo, com um clima mais romântico no ar. Daqui para frente, a sua única missão é escolher o cheirinho que melhor combina com a sua decoração e personalidade. 

Há os cítricos, os florais e, até mesmo, aqueles mais adocicados. Independentemente da escolha, eles ficam ótimos quando usados em espaços de convivência, como a sala de estar e de jantar, além das dependências privativas do imóvel, como os quartos e os banheiros.

Como a Granado pode te ajudar a ter um ambiente mais aconchegante?

Além de ser referência em cosméticos e perfumaria, também temos opções para a casa com a mesma qualidade dos nossos outros produtos. Todos são desenvolvidos com total cuidado para aflorar as melhores sensações ao longo do seu dia a dia. Entre eles, destacamos as nossas velas perfumadas, que podem ser encontradas em inúmeros cheiros, como: 

E caso você precisa difusores, tanto a linha Vintage quanto a linha Terrapeutics têm diversas opções de fragrâncias, como Bossa, que é fresca e delicada, Benjoim, uma fragrância clássica e especiada, e Suzette, ideal para quem gosta de um floral marcante e inusitado.

E então, gostou de conhecer os nossos truques para criar ambientes aconchegantes e aproveitar o seu lar em grande estilo? Esperamos que sim!

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir mais a respeito dos produtos Granado para a sua casa. Vamos adorar te ajudar nessa ambientação!

Carregando...
285 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.