Bossa nova: um patrimônio brasileiro que faz sucesso e segue trazendo inspirações!

Bossa nova: um patrimônio brasileiro que faz sucesso e segue trazendo inspirações!
Publicado em: Radar

Conheça um pouco da história desse estilo musical que também inspirou nossa nova linha de produtos!

Pense na idealização de um perfume. São várias notas que compõem uma fragrância, transmitindo um estado de espírito para quem o usa. Nesse processo, o perfumista se cerca de referências para fazer uma criação que será interpretada por várias pessoas. É um misto de química e emoções. Com a música também é um pouco assim, sabia?

Uma nova canção ou um ritmo surge a partir de referências, vivência e criatividade. O resultado é sentido por cada pessoa que o ouve e acaba se apropriando um pouco, não é? Afinal, é comum a gente falar “essa é minha música”, do mesmo jeito que uma fragrância nos faz lembrar um momento da nossa vida.

É assim que alguns ritmos marcam gerações e seguem influenciando as pessoas décadas e décadas depois — como acontece com a bossa nova. Nascida na década de 50, ela é sinônimo de brasilidade com tempero carioca. Um ritmo que marcou época e levou nossa sofisticação para rodar o mundo. Até hoje ela influencia músicos, produções artísticas e a perfumaria também! 

A Granado acaba de lançar sua mais nova linha de produtos com o nome Bossa, inspirada nesse momento tão marcante da música. É sobre esses produtos e sobre a história da bossa nova que vamos falar a seguir. Vamos lá?

Do Rio de Janeiro para o mundo: o começo da bossa nova

Durante os anos 50, o Brasil vivia uma industrialização intensa e o Rio de Janeiro fervilhava, pois era onde as novidades chegavam e aconteciam — até porque era a capital do Brasil na época. Foi nesse período que um grupo de jovens cariocas buscava algo novo, 100% brasileiro e que mostrasse ao mundo do que o Brasil era capaz.

Influenciados pelo jazz norte-americano, Tom Jobim, João Gilberto, Nara Leão, Baden Powell, Edu Lobo, Vinicius de Moraes, Francis Hime e muitos outros traziam novos acordes e um jeito de cantar bem diferente do que se via até então. Tinha um 'quê' de samba e uma pitada de jazz, mas era único. Era bossa nova.

Se existe um marco desse começo, podemos falar no lançamento do LP Chega de Saudade, lançado por João Gilberto, um dos grandes nomes do estilo. Além de dar nome ao LP, Chega de Saudade é umas das canções marco da época. Primeiro, pelo jeito de cantar em um tom mais baixinho, quase sussurrado, e coloquial.

Outro ponto também se refere à letra, que coloca um fim no sofrimento que vinha sendo cantado nas letras de samba-canção, que antecedem a bossa nova. Repare só neste trecho:

Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim

Que é pra acabar com esse negócio de viver longe de mim

Não quero mais esse negócio de você viver assim

Escrita por Vinicius de Moraes, Chega de Saudade traz leveza e felicidade, que é um estado de espírito bem característico da bossa nova. Além disso, as temáticas das canções desse ritmo também se voltam mais para o cotidiano, como as praias cariocas, sempre citadas nas letras, como em Tereza da Praia e Garota de Ipanema.

Aliás, Garota de Ipanema é uma das músicas que levou a bossa nova para o mundo todo. Feita por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, ela conta com mais de 500 interpretações, em versões de Frank Sinatra, Elis Regina, Amy Winehouse e Stevie Wonder, por exemplo. Do Rio de Janeiro, para o mundo!

Por que o nome bossa

Se você tem curiosidade sobre o porquê do ritmo se chamar bossa, a resposta está na letra de Noel Rosa, São Coisas Nossas

Em um dos versos da música de 1930, o sambista canta "o samba, a prontidão e outras bossas, são coisas nossas". Desde então, bossa virou sinônimo de um jeito de fazer as coisas bem característico. Bossa nova, logo, era o jeito carioca de inventar um ritmo.

Juscelino Kubitschek, então presidente do Brasil, também ganhou o apelido de Presidente Bossa Nova, já que tinha um estilo sorridente e mais leve do que os de até então.

https://www.youtube.com/watch?v=KJzBxJ8ExRk

Do Rio para o mundo

Um dos pontos altos da bossa nova, e que a levaram para o mundo todo, aconteceu em 1962. Em uma noite de novembro, no Carnegie Hall, em Nova York, Tom Jobim, João Gilberto, Carlos Lyra, Roberto Menescal, entre outros, fizeram um show histórico do ritmo. 

Na plateia, estavam grandes nomes do jazz, como Tony Bennett e Miles Davis. Desde então, a bossa nova foi ganhando mais notoriedade e também influenciando outros cantores. 

O legado da bossa nova: tudo o que leva um toque de bossa por aí

Podemos falar que a bossa nova durou cerca de uma década, dando lugar à MPB, que trazia temas políticos e era cantada nos grandes festivais da época. Mas marcou e marca muito até hoje.

Roberta Sá, por exemplo, é uma cantora que se inspira muito nas referências da bossa nova. Tiago Iorc também já deu entrevistas falando se inspirar no ritmo. Até a Netflix usou o período da bossa nova para fazer uma série que mostra o empoderamento feminino: Coisa Mais Linda é totalmente inspirada nessa fase tão rica da música brasileira e tem duas temporadas.

Bossa: conheça a mais recente linha da Granado 

Como você já sabe, a Granado é uma marca carioca que leva brasilidade para o mundo todo. Assim, faz sentido ter produtos inspirados nesse estilo musical tão nosso, certo? E estamos falando da coleção Bossa, novidade que faz parte da linha Vintage

Composta por sabonete líquido e em barra, vela, hidratante corporal, eau de toilette e difusor, você pode trazer mais bossa e o frescor da praia à sua casa e ao seu dia a dia.

Os produtos contam com uma fragrância totalmente inspirada na atmosfera boêmia e alegre da bossa nova. Trata-se da perfeita união do frescor do cítrico, com o conforto da madeira cashmere e a cremosidade do leite de coco. Isso é possível graças à pirâmide olfativa composta por:

  • notas de topo: limão, mandarina e petitgrain;
  • notas de coração: notas marinhas, frangipani e leite de coco;
  • notas de fundo: tiaré, musk e cashmere.

A fragrância foi criada pela perfumista francesa Cécile Zarokian, que conta um pouco da sua inspiração. "Na primeira vez que vim ao Rio de Janeiro, dei um passeio à beira-mar e logo notei o cheiro das flores de frangipani, floral e cremoso ao mesmo tempo. Como estava muito calor naquele dia, tomei um suco de maracujá e terminei a caminhada muito relaxada, sentindo o sol na minha pele e vendo um cenário de tirar o fôlego", relembra.

Essa lembrança ficou marcada para a perfumista e deu origem à Bossa. Para Cécile, a fragrância também remete, especificamente, a três canções do estilo musical que dá nome ao perfume:

Assim, você pode notar que o cheiro de Bossa reflete essa leveza do ritmo e também de um dia em praias cariocas, com um equilíbrio sutil entre o calor do sol e o frescor do mar.

Nossa dica é usar o difusor ou acender a vela da linha Bossa, colocar uma playlist inspirada nesse estilo musical tão gostoso e ter um momento só seu para relaxar e levar dias mais leves.

Inclusive, este será o tema dos aguardados kits de Natal. Bem brasileiro, a estampa retrata a alegria carioca nas festas de fim de ano. No site, você já encontra alguns kits comemorativos.

E, se você quiser saber mais sobre bossa nova, a dica é ler algumas obras de Ruy Castro, como Chega de saudade, A onda que se ergueu no mar e Ela é carioca. O jornalista é um dos grandes pesquisadores sobre o assunto — lê-lo é como viver nesse período.

Para saber mais sobre os produtos Bossa da Granado, nossa dica é acessar a loja virtual, na página da linha Vintage!

Carregando...
447 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Granado Pharmácias
Granado Pharmácias

Fundada em 1870 pelo português José Antonio Coxito Granado, no coração do Rio de Janeiro, Granado é a botica e a perfumaria mais tradicional do Brasil. Com mais de 150 anos de história, a marca recebeu o título de "Farmácia Oficial da Família Imperial do Brasil" pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Incorporando extratos de plantas e ervas da exuberante biodiversidade brasileira, e com um profundo conhecimento das propriedades das plantas medicinais e óleos essenciais, a Granado desenvolve os cuidados de pele e fragrâncias combinando naturalidade, preservação do ambiente natural e inovação.

Comentários
Como criar ambientes aconchegantes e agradáveis?
Carregando...
[…] proporcionar uma elevada sensação de bem-estar. Em alguns casos, também é possível promover inspirações e aflorar algumas lembranças especiais, como aquelas da infância, de uma viagem ou de qualquer […]
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado