Como conquistar uma pele radiante? Confira 7 dicas

Como conquistar uma pele radiante? Confira 7 dicas
Publicado em: Bem-estar

Quais são os segredos para ter a tão sonhada pele de pêssego? A gente conta!

Muitas pessoas pensam que para ter uma pele viçosa é preciso contar com uma série de cosméticos caros e tratamentos dermatológicos. Só que, na correria da rotina, a gente esquece que o segredo para exibir uma pele radiante está nas escolhas que fazemos todos os dias, como a alimentação e a hidratação adequada.

Isso quer dizer que também não adianta colocar toda a culpa na genética, pois nossa cútis transparece a forma como a tratamos. Como a imagem e a estrutura da pele influenciam a autoestima e o surgimento de doenças, os cuidados devem ser uma via de mão dupla — de dentro para fora e de fora para dentro.

A médica dermatologista Juliana Neiva, criadora do conceito de beleza integrada, é quem trouxe algumas dicas supervaliosas para que possamos ter uma pele radiante. Vale a pena conferir o que ela conta!

O que pode influenciar na beleza da pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano, mas nem sempre cuidamos dela com a atenção necessária. Uma cútis saudável tem elasticidade, aparência lisa e suave, é hidratada e apresenta uma tonalidade uniforme. Quando está íntegra e bem-estruturada, protege nosso organismo de vírus e bactérias, além de ajudar a regular a temperatura corporal.

Muitos fatores influenciam a saúde e a aparência da pele — e eles são tanto internos quanto externos. A predisposição a ter problemas (como psoríase, rosácea e celulite) e parte do processo de envelhecimento têm um componente genético, enquanto as alterações hormonais durante a gravidez afetam a condição da pele.

Já a lista dos fatores externos é mais extensa. A radiação ultravioleta e até o clima da região em que você mora influem no aspecto da tez e podem deixar a pele sensível. Mas existe outra causa por trás da aparência não tão saudável da cútis: o estilo de vida.

A dermatologista Juliana nos explica: “nomeio isso de dermatologia integrativa, ou beleza integrada. Ou seja, quando a gente pensa nos hábitos de vida como aliados de nossa rotina de cuidados com a pele, a gente potencializa muito o resultado”.

Então, o melhor a fazer é usar esse conhecimento a nosso favor, enxergando nossa existência de forma mais holística a fim de alcançar uma pele radiante. “Grande parte do envelhecimento é determinado pelos hábitos, e os hábitos são feitos no dia a dia, são escolhas que a gente faz várias vezes ao dia, como tomar água e escolher um produto adequado ao tipo de pele”, completa a especialista.

Então, como ter uma pele radiante?

Saber que temos o poder de maximizar os efeitos dos dermocosméticos e contornar as impressões genéticas é fantástico, não é mesmo? Isso dá a você a liberdade de ser quem deseja — e se o que quer é ter uma pele radiante, comece fazendo boas escolhas. Veja as principais!

1. Tenha uma alimentação balanceada

A médica afirma que alimentos com alto índice glicêmico ou ultraprocessados, em geral, aumentam o estresse oxidativo. “Eles podem estar associados à resistência à insulina, à piora de quadros inflamatórios (como a dermatite, acne e psoríase) e até mesmo à quebra de colágeno”.

Ela ainda explica que o consumo exagerado de açúcar refinado está relacionado ao processo de envelhecimento, porque a molécula de glicose se liga ao colágeno e à elastina, desestabilizando essas substâncias, que são responsáveis pela firmeza e jovialidade da pele. “Ou seja, a flacidez pode vir do consumo de açúcar”, comenta Juliana.

Então, a escolha de alimentos deve ser bem estudada. “Uma dieta colorida, com folhas verde-escuras e itens ricos em betacaroteno, que também trabalham pela proteção contra os raios solares, são muito favoráveis, assim como os flavonoides, encontrados nos berries e nos chás branco e verde”.

Além disso, a dermatologista chama a atenção para o consumo de frutas brasileiras, como acerola, caju, limão e laranja. Elas fornecem uma boa dose de vitamina C, grande aliada da pele radiante.

2. Beba água

Grande parte da composição da pele é água, sabia? Muitas das suas reações metabólicas dependem dessa hidratação para acontecerem de forma plena. “Uma pele hidratada tem mais elasticidade e resistência, com menos chance de desenvolver dermatites. Então, a hidratação é um hábito saudável, anti-idade e que pode evitar doenças”, destaca a médica.

Acostume-se, então, a beber a quantidade ideal de água para o seu corpo. Você pode perceber se está se hidratando adequadamente quando a sua urina sai bem clarinha, pouco concentrada.

3. Movimente o corpo

A especialista destaca que o sedentarismo é ruim e está associado a maior incidência de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. “Então, praticar uma atividade física, seja ela qual for, é sempre interessante. Movimentando o corpo, há a liberação de endorfinas, o aumento da massa magra e a melhora da taxa metabólica”.

Os exercícios físicos ativam a circulação sanguínea e melhoram a oxigenação do corpo, o que favorece a chegada dos nutrientes a todos os órgãos, inclusive a pele.

4. Reveja maus hábitos

Se devemos priorizar os bons hábitos a fim de termos uma pele radiante, rever os maus costumes também faz parte do processo. O álcool desidrata e está associado ao agravamento da dermatite e da psoríase.

O cigarro, além de todos os malefícios sabidos, envelhece o cabelo, aumenta a quantidade de rugas, deixa a pele opaca e os poros mais abertos, elevando a ocorrência de cravos. “Quer ter uma aparência jovial? Afaste-se do tabagismo, pois o cigarro acelera o envelhecimento”, avisa Juliana Neiva.

5. Estabeleça uma rotina de cuidados

Os cuidados com a pele devem ser diários. “As pessoas se esquecem de lavar o rosto de manhã e à noite. Parece óbvio, mas não é todo mundo que faz isso. Às vezes, têm preguiça”, alerta a médica. O filtro solar também é outro fator negligenciado pela maioria das pessoas, que condicionam o uso apenas ao verão. “Tem que usar filtro solar logo pela manhã e reaplicar ao longo do dia”.

Além do mais, é interessante usar sempre um produto indicado ao tipo de pele e idade. E a especialista comenta que um dos erros mais cometidos pelos pacientes é pegar a prescrição do amigo e copiar para si: “a pessoa acaba fazendo coisas que não são adequadas a ela”.

Outro ponto superimportante é a hidratação da pele. Aqui, Juliana enfatiza que mesmo a pele oleosa precisa de hidratação. “É mito que não precisa, pois pele hidratada é mais resistente e saudável. O que a gente faz é optar por produtos mais leves, como gel e hidratantes de toque seco, evitando loções, cremes e séruns gordurosos”.

6. Durma bem

A higiene do sono é outro ponto para alcançar uma pele radiante. Isso porque “é durante o sono restaurador que a gente produz hormônios antioxidantes, como a melatonina e o hormônio do crescimento”, pontua a dermatologista.

Juliana Neiva diz que isso não depende da quantidade de horas dormidas, mas da qualidade do sono. “O sono tem essa função antioxidante, de regeneração e restauração celular”. Além de diminuir um pouco as olheiras, dormir bem é o modo como nosso corpo se recupera dos estresses diários e se prepara para começar o dia seguinte.

Apostar em boas práticas antes de dormir e fragrâncias que relaxam pode ser uma boa atitude ao fazer a higiene do sono. Importante lembrar também que os exercícios físicos ajudam demais a alcançar um sono de qualidade.

7. Respire

“A gente sempre fala em fazer pausas de respiração, tentar práticas de meditação e mindfulness. Quando você presta atenção na respiração, afinal, traz mais calma do que ansiedade e estresse”, pondera a especialista.

Lembra quando falamos que a lista de fatores externos que influenciam o aspecto da pele era longa? O estresse também entra nessa lista, acelerando o envelhecimento. Então, respire bem fundo enquanto lê este texto e pelo resto do seu dia!

Quais são os produtos da Granado que podem ajudar a conquistar uma pele radiante?

Todos os produtos da Granado são desenvolvidos especialmente para a pele dos brasileiros, com componentes vegetais, que não agridem a pele.

Você encontra desde os tradicionais e eficientes sabonetes de glicerina até produtos de tratamentos específicos, como o Sabonete Sulforoso que auxilia no combate à acne e à oleosidade excessiva.

Na linha Granaderma, temos dermocosméticos com ativos de alta performance, de fórmulas leves que propiciam a rápida absorção e o toque aveludado e seco. Essa linha é superespecial e separada em quatro categorias que vão ajudar você a ter uma pele radiante: Oil-free, Hidra-intenso, Oil Control e Anti-idade.

Consegue imaginar que delícia ao final do dia usar o Demaquilante Facial, lavar o rosto com o Sabonete Dermonutritivo e aplicar o Creme Noturno Antirrugas para agir durante o sono reparador? E aquele empurrãozinho para melhorar a maciez, hidratação, luminosidade, elasticidade e firmeza da pele? A Loção Facial Hidra-C tem resultados comprovados.

Agora, para incluir de vez os hábitos de autocuidado na sua rotina, é só conferir a Linha Terrapeutics. É um verdadeiro ritual diário de bem-estar! Com estas dicas e os produtos ideais para seu corpo e rosto, fica muito mais fácil e gostoso ter uma pele radiante, viu só?

Visite nossa loja online ou encontre a loja física mais perto de você e descubra como a Granado pode fazer parte do seu ritual de beleza integrada!

Carregando...
335 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Dra. Juliana Neiva
Dra. Juliana Neiva

uliana Neiva é médica dermatologista e criou o conceito de beleza integrada, que trabalha a harmonia entre corpo e mente com auxílio da tecnologia. É formada pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pela Universidade de Columbia. <br><br> Também é autora do livro Guia prático da beleza por dentro e por fora, além de atuar como professora de Dermatologia e Cosmiatria na UNIRIO e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).